‘eGuard’ vence Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro

Vencedor Eguard

Quatro projetos em desenvolvimento na Covilhã, Fornos de Algodres, Ílhavo e Guarda venceram a sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.

Quatro projetos em desenvolvimento na Covilhã, Fornos de Algodres, Ílhavo e Guarda venceram ontem a sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, uma cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) referiu que na categoria “Conhecimento+” venceu o projeto “TRain4Brain”, promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI) através de uma nota informativa.

“TRain4Brain” tem como objetivo “analisar o impacto do treino multicomponente em parâmetros cognitivos, físicos e bioquímicos, supervisionados e individualizados”, para pessoas com diagnóstico de demência ligeira a residir em lares do concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco), segundo a CCDRC.

A avaliação da função cognitiva é feita por investigadores do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, enquanto os parâmetros bioquímicos relacionados com a perda de funções cognitivas são avaliados por investigadores da Faculdade de Ciências da Saúde da mesma universidade.

Já na categoria “Saúde+” ganhou o “NeuroCEDE – Centro Especializado em Demências e Envelhecimento”, da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres (Guarda).

“Este projeto de apoio e intervenção psicossocial nas demências opera em cinco eixos fundamentais: sensibilização da população, diagnóstico precoce, prevenção/intervenção na demência, apoio psicossocial e a capacitação de cuidadores e da própria comunidade para esta problemática”, explicou a CCDRC, destacando que “tem vindo a desenvolver soluções direcionadas, essencialmente, para beneficiários que estejam a residir no seu domicílio ou que frequentem respostas de apoio social que não incluam alojamento”.

Na categoria “Vida+”, foram premiadas as boas práticas “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovido pela Câmara de Ílhavo (Aveiro), Associação Fermenta e Cooperativa Aproximar, e o “Programa de Teleassistência e Monitorização ‘eGuard’”, apresentado Comando Territorial da Guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O primeiro passa por “capacitar artesãos mais velhos, através da aquisição de novas competências, como novas técnicas de artesanato e capacidades digitais”, esclareceu a CCDRC.

Quanto ao programa do Comando Territorial da Guarda da GNR visa “o acompanhamento de pessoas vulneráveis, com recurso a uma plataforma eletrónica para a promoção da qualidade de vida, combatendo o isolamento e solidão”.

“A monitorização é assegurada pela GNR, através da Sala de Situação”, que funciona em permanência, acrescentou a nota de imprensa, sendo que a iniciativa “consiste ainda em entregar um aparelho ‘eGuard’ aos idosos necessitados e que se encontram isolados e sozinhos”.

O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro é promovido pela CCDRC, em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture. O objetivo é reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado.

Os 11 finalistas desta sexta edição, que contou com 117 candidaturas a concurso, apresentaram os seus projetos hoje, em Coimbra, no 10.º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, tendo sido revelados os quatro vencedores que têm como prémio uma visita a boas praticas internacionais.

No ano passado, os premiados foram conhecer o modelo de governança e boas práticas, em Dublin, na Irlanda.


Conteúdo Recomendado