As chuvas das últimas semanas atrasaram o amadurecimento do fruto, tendo mesmo danificado as qualidades de maturação mais precoce, pelo que nos cerejais das freguesias de Montes da Senhora, Sobreira Formosa e Alvito da Beira ainda só há cerejas em fase de crescimento.
A organização, a cargo do Município, de associações e da Junta de Freguesia de Montes da Senhora, decidiu manter a data do Festival tendo em conta o amplo leque de atividades que estão previstas.
«Lamentavelmente o tempo não esteve do lado dos produtores este ano, mas o Festival da Cereja é muito mais do que a venda de cereja, pelo que mantemos o convite para que visitem o concelho no próximo fim de semana, até porque as previsões meteorológicas apontam para bom tempo», salienta o presidente do Município de Proença-a-Nova.
«Os produtores terão oportunidade de vender as cerejas durante a Festa do Município, de 9 a 13 de junho, onde haverá uma área dedicada a este produto que é já uma referência em termos de qualidade», afirma João Lobo.
Licor de cereja, doce de cereja e filhoses de cereja são apenas algumas das formas em que a cereja se fará presente no Festival que, além da vertente de animação, terá venda de artesanato e de outros produtos regionais.