As Bandeiras vão ser hasteadas este domingo, dia 2 de julho, num ato simbólico que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia.
A classificação “acessível” pressupõe o cumprimento de um conjunto de regras que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
A “Bandeira Azul” é um instrumento de distinção atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), reconhecido, a nível internacional como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente. A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
No que diz respeito ao galardão de ouro, da responsabilidade da Quercus, a praia tem de ter, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água, que é o caso de Loriga.