Portugal e Alemanha assinam hoje acordo para emprego jovem

Maior facilidade de intercâmbios nas áreas do emprego jovem, estágios e formação profissional mas também na internacionalização de empresas.O ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, assina hoje em Bruxelas um acordo de cooperação com o governo alemão com vista a ampliar a mobilidade e o intercâmbio de jovens ao nível do emprego, dos estágios profissionais […]

Maior facilidade de intercâmbios nas áreas do emprego jovem, estágios e formação profissional mas também na internacionalização de empresas.O ministro da economia, Álvaro Santos Pereira, assina hoje em Bruxelas um acordo de cooperação com o governo alemão com vista a ampliar a mobilidade e o intercâmbio de jovens ao nível do emprego, dos estágios profissionais e da formação profissional.
Fonte do ministério da Economia disse à agência Lusa que o acordo entre Portugal e a Alemanha, cujo principal objectivo é facilitar a mobilidade de cidadãos dos dois países na área do emprego, terá, para já, um horizonte de aplicação de três anos. A assinatura do acordo é precedida por uma reunião entre Álvaro Santos Pereira e a sua homóloga alemã e acontece na véspera da chegada a Berlim de Pedro Passos Coelho. O primeiro ministro português estará presente na conferência de lançamento do programa europeu para o emprego jovem, na qual participarão também François Hollande e Angela Merkel. Segundo o Executivo de Lisboa, quando este programa estiver em aplicação, será possível a um jovem português fazer a sua formação profissional ou o estágio profissional na Alemanha, ou um jovem alemão fazer o mesmo em Portugal. O acordo prevê também uma troca de informações e de experiências entre o Instituto de Emprego e de Formação Profissional e o seu congénere alemão, entidades que poderão começar a desenvolver a prazo projetos comuns. Outra área abrangida ao abrigo deste protocolo luso-germânico relaciona-se com a internacionalização de empresas, sendo intenção dos dois governos a criação de mecanismos que auxiliem empresas nacionais a instalarem-se em território alemão e empresas alemãs em Portugal.


Conteúdo Recomendado