Governo mantém metas do défice apesar da saída de Gaspar

A garantia do Executivo ao Económico surge no dia em que Maria Luís Albuquerque vai tomar posse.O Governo mantém as metas do défice acordadas com a troika, apesar da saída de Vítor Gaspar de ministro das Finanças, garante fonte oficial do Executivo. A mesma fonte sublinha que o governo de Passos Coelho admite a possibilidade […]

A garantia do Executivo ao Económico surge no dia em que Maria Luís Albuquerque vai tomar posse.O Governo mantém as metas do défice acordadas com a troika, apesar da saída de Vítor Gaspar de ministro das Finanças, garante fonte oficial do Executivo. A mesma fonte sublinha que o governo de Passos Coelho admite a possibilidade de as metas serem revistas caso seja necessário por motivos decorrentes da degradação da conjuntura internacional e se for viável no âmbito das negociações com os credores externos. As atuais metas do Executivo apontam para um défice de 5,5% do PIB este ano, baixando para 4% em 2014 e 2,5% no ano seguinte.
O primeiro-ministro admitiu recentemente a possibilidade de pedir uma flexibilização da meta do défice para 2014. As garantias do Executivo surgem um dia depois da divulgação do pedido de demissão de Vítor Gaspar do cargo de ministro das finanças, pasta que será a partir de hoje ocupada pela até agora secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.


Conteúdo Recomendado