Pinhel inaugura obras de requalificação da Escola Secundária no Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Pinhel inaugura hoje, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, as obras de requalificação e de modernização da Escola Secundária e da 1.ª fase do Parque Municipal da Trincheira.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação e modernização da Escola Secundária – Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel está agendada para as 11h30, com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, segundo a autarquia presidida por Rui Ventura.

O município refere em comunicado que a obra representa “uma importante intervenção”, realizada “num complexo escolar construído há cerca de 35 anos, e que precisava efetivamente de espaços melhor dimensionados e [de] novas funcionalidades adequadas às atuais necessidades da comunidade escolar”.

A reformulação e a reabilitação dos vários edifícios que compõem o complexo escolar, a ampliação do número de salas, a construção de um auditório, a par da melhoria das condições térmicas e de acessibilidade, são algumas das mais-valias inerentes às obras realizadas.

A intervenção na Escola Secundária de Pinhel rondou os dois milhões de euros, sendo 1,5 milhões de euros comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Centro 2020, 132 mil euros pagos pelo Ministério da Educação e o restante valor pela Câmara Municipal de Pinhel.

No dia do feriado municipal, a autarquia vai também inaugurar, pelas 16h00, a 1.ª fase das obras de requalificação do Parque Municipal da Trincheira, com uma cerimónia que será presidida pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

“Com as obras realizadas neste espaço verde com mais de cem anos, num investimento a rondar os 615 mil euros, o município de Pinhel pretende devolver dignidade, funcionalidade e atratividade ao Parque Municipal que acompanhou o crescimento de várias gerações de famílias, mas que apresentava já graves sinais de degradação”, é justificado.

Segundo a nota, “numa cidade de pequena dimensão como é Pinhel, a Trincheira passará assim a assumir um lugar central de contacto com a natureza, possibilitando passeios em família, prática de exercício físico ao ar livre e até a realização de eventos de pequena ou média dimensão”.

O programa comemorativo do Feriado Municipal de Pinhel começa às 10h00, com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se uma sessão solene comemorativa do 250.º aniversário da elevação à categoria de cidade, com intervenção do presidente da Câmara Municipal Rui Ventura.

Entre outros momentos, está também agendada a inauguração de uma “Cabine de Leitura” no Parque Urbano (15h00), um projeto desenvolvido pela Altice Portugal/Fundação PT, que tem como objetivo promover o livro e a leitura, e um concerto pela acordeonista Flávia Castro (21h30).


Conteúdo Recomendado