Ministro da Educação inaugura Biblioteca da Escola Básica do 1º Ciclo de Pinhel

Fernando Alexandre Dr

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, visita no próximo dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a cidade de Pinhel para inaugurar a nova Biblioteca da Escola Básica do 1.º Ciclo (EB1) de Pinhel, integrada no projeto nacional de expansão de Bibliotecas Escolares no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O projeto foi anunciado em 2025 pelo governante durante a sessão “Ler os resultados das provas ModA – Implicações para a aprendizagem da Leitura”, realizada em Santarém, perante diretores de escolas de todo o país. Na ocasião, Fernando Alexandre alertou para o facto de existirem em Portugal cerca de 1500 escolas do 1.º Ciclo sem biblioteca escolar, deixando aproximadamente 90 mil crianças sem acesso direto a livros no ambiente escolar.

Perante esta realidade, o Ministério da Educação lançou um plano de expansão da rede de bibliotecas escolares, prevendo a criação de mais de 430 novas bibliotecas durante o ano de 2026, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros.

Entre os primeiros agrupamentos selecionados como prioritários encontra-se o Agrupamento de Escolas de Pinhel, sendo a EB1 de Pinhel uma das 30 escolas abrangidas nesta fase inicial do programa.

A nova biblioteca escolar pretende promover o gosto pela leitura, facilitar o acesso à informação e desenvolver competências essenciais nos alunos do 1.º Ciclo. O espaço foi concebido para responder às necessidades das crianças desta faixa etária, incluindo uma zona de leitura informal e recreativa, um fundo documental atualizado com literatura infantil e uma área multimédia destinada à realização de sessões de leitura orientada.

Biblioteca Da Escola Básica Do 1º Ciclo De Pinhel (1)

O investimento atribuído à instalação da biblioteca ascendeu a 11.055 euros, distribuídos pelas componentes de fundo documental (5.575 euros), mobiliário (3.880 euros) e equipamento (1.600 euros). O Município de Pinhel colaborou através da realização de obras de beneficiação na sala destinada ao novo espaço.

A concretização do projeto resultou de uma articulação entre a Direção do Agrupamento de Escolas, o professor bibliotecário, o coordenador de estabelecimento, o coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e os serviços da autarquia.

A biblioteca será dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares, em estreita colaboração com os docentes do 1.º Ciclo e a Biblioteca Municipal, reforçando o compromisso educativo com a promoção da leitura e do sucesso escolar.


Conteúdo Recomendado