Piano centenário do Museu Nacional da Música ruma à Covilhã

Amanhã, dia 31 de outubro, às 16 horas, o Teatro Municipal da Covilhã acolhe o primeiro concerto comemorativo de um protocolo celebrado entre o Município e o Museu Nacional da Música. Haverá uma palestra de Edward Ayres de Abreu, diretor do Museu, seguida de um momento musical com a pianista Fernanda Canaud.

O Museu Nacional da Música, com sede em Lisboa, no metro Alto dos Moinhos, encontra-se neste momento encerrado ao público tendo em vista uma extensa campanha de restauros, de reorganização do acervo e de preparação das novas instalações na ala norte do Real Edifício de Mafra. Entretanto, a instituição tem vindo a celebrar protocolos com diversas instituições externas de forma a descentralizar as suas atividades e a dinamizar a sua agenda cultural fora de portas.

Neste contexto, o Teatro Municipal da Covilhã acolherá, por um período de dez anos, um piano de cauda Érard com um século de história, cujo transporte e revisão técnica foram suportados pelo Município. O instrumento é proveniente do Conservatório Nacional e havia conhecido já uma primeira intervenção, em 2020, graças a um apoio financeiro da Embaixada da Bélgica.

Para além de o Teatro Municipal da Covilhã poder assim acolher, ao longo dos próximos anos, diversas atividades do serviço educativo do Museu Nacional da Música, perspetiva-se também a dinamização de outros concertos organizados pela comunidade musical da Covilhã em torno deste instrumento.


Conteúdo Recomendado