Penamacor, Covilhã, Belmonte e Fundão arrancaram com projeto para estudar religiosidade popular

A exposição “Ex-Votos na Cova da Beira – A Materialidade na Religiosidade Popular” estará patente até ao dia 26 de novembro no Museu de Arte Sacra da Covilhã.

O Museu de Arte Sacra da Covilhã recebeu, no dia 15 de outubro, o colóquio “A Materialidade na Religiosidade Popular – O Ex-Voto”, que teve como oradores Alberto Correia, José Dionísio, André Oliveirinha, do Municipal de Penamacor, e Carlos Madaleno, do Museu de Arte Sacra da Covilhã.


Este colóquio pretendeu divulgar o projeto, do qual fazem parte o Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Museu Municipal de Penamacor, o Município de Belmonte e o Museu Arqueológico do Fundão, que pretende “desenvolver um trabalho em rede intermunicipal, através dos referidos museus, que visará a criação de uma publicação onde figurarão todos os exemplares deste território”.


“Pretende-se, ainda, valorizar, estudar e salvaguardar esta expressão da cultura material da religiosidade popular”, explicou a Câmara Municipal de Penamacor em comunicado.


No mesmo âmbito, a exposição “Ex-Votos na Cova da Beira – A Materialidade na Religiosidade Popular” estará patente até ao dia 26 de novembro no Museu de Arte Sacra da Covilhã.


Além da inauguração desta exposição e do colóquio, a iniciativa contou, igualmente, com diversos momentos musicais pelo rancho do Refúgio e Coração de Maria do Ferro.


Para Ilídia Cruchinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, este trabalho conjunto entre os diversos municípios pretende dar substância à valorização dos Ex-Votos. “É o início de um projeto que tem muito para trabalhar. Hoje é dado o primeiro passo e tenho a certeza que vai dar frutos”, disse.


Conteúdo Recomendado