A segunda produção do projeto CriaCôa sobe sábado, às 21h30, ao palco no Largo da Igreja de Moreira de Rei, no concelho de Trancoso, dia 20 o trabalho é mostrado no Largo de Santo Cristo, em Vermiosa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e dia 21 no Largo da Igreja de Malpartida, em Almeida.
“Crenças e credos”, encenada por Ana Todo Bom, foi uma dramatização concebida para o espaço público e explora as profundas raízes das crenças e credos na comunidade local.
“Através de histórias locais, a peça revela como esses rituais moldam vidas, alimentam medos e perpetuam mitos”, referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, o projeto da Cooperativa Artística da Raia Beirã.
A CriaCôa pormenorizou que a produção se centra num enredo onde o sagrado e o profano se entrelaçam, os personagens confrontam as suas superstições, questionam as tradições e fazem refletir sobre o impacto dessas práticas nas suas vidas quotidianas e no tecido social da comunidade.
A direção artística é da responsabilidade de Simão Barros, a cenografia e direção técnica de Luís Rocha e a música e sonoplastia de Rolando Ferreira.
A peça é protagonizada por Ana Maria Carvalho, Ana Sousa, Agostinho Soares, Bárbara Pinto, Dina Regalo, Margarida Monteiro, Margarida Pinto, Maria João Fragueiro, Maria José Encarnação, Marina Castanheira, Olga Botto e Vera Carvalho.
O projeto CriaCôa tem no horizonte a terceira criação, “Mulher interior”, e convida a população de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, a juntar-se dia 19 de setembro, às 19:30, na Sala Geradora, no edifício da antiga escola primária, para participar na construção deste teatro comunitário.
CriaCôa é um projeto da Cooperativa Artística da Raia Beirã, em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral, Associação Cultural “Conheça a sua aldeia” Freixo e CCR Mêda e tem o apoio dos municípios de Almeida, Mêda, Trancoso, Foz Côa e freguesia de Castelo Rodrigo.