“Os Romances de Menda” em Castelo Mendo

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo vai estar em festa nos dias 14 e 15 de setembro, com música, gastronomia, história e jogos tradicionais.

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, sexta-feira e sábado, a aldeia histórica de Castelo Mendo recebe a história de “Os Romances de Menda” e outras estórias, através de um programa especial de animação musical, gastronomia, recriações ao vivo, visitas guiadas, oficinas e muita festa.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do Ciclo de Eventos: 12 em Rede – Aldeias em Festa, promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e organizada pelo  Município de Almeida e pela Junta de Freguesia de Castelo Mendo.

Segundo a organização, o tema do evento fixa-se no património imaterial das tradições ligadas ao trabalho, à gastronomia e ao imaginário transmitido de geração em geração, mas também na sua História, histórias, património físico e simbólico. Deste modo, procurar-se-á, explorar a Alma da Aldeia e das suas gentes, fomentando o envolvimento de todos nas tradições, dando especial ênfase à mulher prefigurada na alusão à Menda.

Para o primeiro dia de festa, destaca-se do programa uma exposição de trabalhos e tradições e um concerto de ópera, pelas 23 horas.

No dia seguinte, dia 15 de setembro, sábado, a festa inicia-se pelas 15 horas com workshops e jogos tradicionais locais. Pelas 21 horas, o Teatro Calafrio apresenta o espetáculo “Os Romances de Menda”, onde os visitantes serão guiados pelo património imaterial de Castelo Mendo, combinando teatro, música, dança, gastronomia, animação de rua, visitas guiadas, oficinas e muita festa.

Para mais informações, AQUI


PROGRAMA

Sexta-feira, 14 de setembro

18 Horas – Exposição (Lage da Eira, Forno Comunitário,
Largo do Pelourinho)
Mostra de trabalhos e tradições.

20 Horas – Refeição comunitária (Igreja de S. Vicente)
23 Horas – Concerto ópera (Igreja de Santa Maria)


Sábado, 15 de setembro

15 Horas – Patrimónios (Re)descobertos (forno comunitário e largo do pelourinho)
há festa na aldeia; e Músicas no Adro
Fazer e comer o pão que o povo amassou (workshop de pão caseiro); 
A mesa da festa (workshop de doçaria tradicional local);
Danças no adro da Igreja( lembrar a tradição da festa); 
“A corda sempre rebenta do lado mais fraco” (jogos tradicionais locais).

21 Horas – Visita  guiada encenada (vários locais)

22H:30 – Refeição comunitária (largo do pelourinho)

 


Conteúdo Recomendado