A primeira iniciativa tem como objetivo assinalar o Dia Nacional dos Moinhos e realiza-se no dia 7 de abril, na localidade de Sandomil, em colaboração com a Junta de Freguesia. O programa integra uma visita ao Moinho da Quinta da Tapada e a realização de uma oficina de fabrico de pão de milho.
Para o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, que se assinala nos dias 9 e 10 de abril, o Museu convida a comunidade a visitar o Moinho da Fonte dos Castelhanos, na aldeia de Sabugueiro. A visita não necessita de prévia inscrição, é promovida em parceria com a Junta de Freguesia e decorre das 14 às 18 horas.
Ambas as ações têm em vista a sensibilização da comunidade para o valor cultural que esses moinhos representam na memória coletiva e na identidade regional. Estes revelam a moagem de cereais e o papel que, em tempos, teve no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico deste território de montanha.
Ainda durante o mês de abril, o Museu Natural da Electricidade vai levar a efeito uma exposição fotográfica de rua nas localidades de São Romão e da Senhora do Desterro, associada às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Desporto, um Património Comum”.
O acervo documental será exposto em 15 locais das duas localidades, contando com o comércio local para a divulgação junto das comunidades residentes e com os turistas que visitem o território.
Com o tema “Desporto, Pessoas e Memórias” a exposição decorre entre os dias 16 de abril e 1 de maio, tendo a colaboração da Associação Recreativa e Cultural da Senhora do Desterro e da Associação Desportiva de S. Romão e o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.
Os interessados podem obter mais informações através dos seguinte contacto telefónico 238 316 276 ou pelo correio eletrónico: museu-electricidade@cm-seia.pt ou museudaelectridade@cm-seia.pt