O Museu de Arte Sacra da Covilhã recebe amanhã, dia 15 de outubro, pelas 14h30, o colóquio “A Materialidade na Religiosidade Popular – O Ex-Voto”, que terá como oradores Alberto Correia, José Dionísio, André Oliveirinha, do Museu Municipal de Penamacor, e Carlos Madaleno, do Museu de Arte Sacra da Covilhã.
“A religiosidade popular constitui a verdadeira essência da cultura e identidade dos povos e dos indivíduos, pois o povo supõe que tudo vem de Deus e tudo resulta da obra divina”, explica a organização em comunicado.
Desta forma, os Museus do território estabeleceram uma parceria para estudar o fenómeno religioso popular da Cova da Beira, na qual se pretende “conhecer, preservar e divulgar um importante acervo do património religioso popular, numa primeira fase, o material”.
Ainda no âmbito deste projeto, estará em exibição a exposição “Ex-Votos na Cova da Beira – A Materialidade na Religiosidade Popular” entre 15 de outubro e 26 de novembro no Museu de Arte Sacra da Covilhã.
Esta exposição resulta de um projeto do qual fazem parte o Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Museu Municipal de Penamacor, o Município de Belmonte e o Museu Arqueológico do Fundão.