Municípios da Cova da Beira com candidaturas transfronteiriças de 5,7 ME

Os novos projetos visam promover e apoiar o empreendedorismo entre os jovens e as empresas raianas, o seu encontro e intercâmbio com agentes económicos, entre outros.

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) anunciou hoje que o valor das novas candidaturas transfronteiriças a programas comunitários ascende a 5,7 milhões de euros.
Segundo a AMCB, “no sentido de dar continuidade ao longo percurso de cooperação transfronteiriça” que tem desenvolvido com a Província de Salamanca (Espanha), apresentou três novos projetos ao Programa INTERREG V (Espanha-Portugal): o BIN-SAL Empreende, o BIO Frontera e o Raya Natural.
“A cooperação entre a AMCB e a Província de Salamanca remonta à iniciativa comunitária INTERREG III-A (2000-2006) e ao POCTEP (2007-2013), existindo uma importante colaboração entre os parceiros que integram estes mesmos projetos”, é assinalado numa nota hoje divulgada pela AMCB, presidida pelo autarca de Manteigas José Manuel Biscaia.
O presidente da AMCB, citado no documento, refere a importância dos novos projetos para a região e sublinha que “visam promover e apoiar o empreendedorismo entre os jovens e as empresas raianas, o seu encontro e intercâmbio com agentes económicos e empreendedores, o acesso ao financiamento e a sistemas públicos de assessoria e informação”.
No âmbito das candidaturas “serão também realizadas ações de integração sociolaboral de pessoas com deficiência e desfavorecidas, serão criados projetos-piloto de intervenção no âmbito de novas formas de emprego, nomeadamente no âmbito do turismo, das atividades agroflorestais e no apoio a pessoas dependentes”.
“A AMCB sempre mostrou grande preocupação com as questões ambientais, preocupações estas que se estendem aos nossos parceiros espanhóis e estiveram na origem da elaboração do projeto BIO Frontera, que visa estabelecer medidas de vigilância, prevenção e luta contra os incêndios e ampliação dos meios de abastecimento de veículos e equipamentos das equipas de proteção civil”, esclarece o responsável.
É também objetivo daquele projeto “a constituição da região Raia Natural como um símbolo da biodiversidade, conservação de habitats e de espécies mediterrâneas”.
Para isso, acrescenta José Manuel Biscaia, “foi delineado o projeto Raya Natural que visa, entre outras atividades, a criação de um Centro Transfronteiriço de iniciativas ambientais, um programa de formação para a biodiversidade (Frontera Verde) e um Centro de Conservação de Espécies”.
Na mesma nota, a AMCB afirma que “continua a apostar na melhoria da qualidade de vida da população dos seus municípios associados, quer através de medidas que visam o desenvolvimento socioeconómico da região como o desenvolvimento sustentável”.
A AMCB, com sede em Belmonte, no distrito de Castelo Branco, abrange os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado