Município de Pinhel promove 24ª Feira das Tradições e Atividades Económicas

A Feria das Tradições tem como objetivo atrair visitantes e promover e valorizar os produtos e as potencialidades locais.

A cidade de Pinhel volta a receber mais uma edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, e é considerado pela organização como sendo “o maior certame de inverno da Beira Interior”.

A 24ª Feira das Tradições realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de março e vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel, espaço de amplas dimensões onde a organização procura assegurar conforto e bem-estar a expositores e visitantes. Este ano, o certame é dedicado ao tema “Preservação Ambiental”, sendo esperadas a participação de cerca de 200 expositores, distribuídos por diferentes espaços – primeiro as Freguesias do Concelho, onde assumem natural destaque os saberes e sabores locais, depois uma vasta panóplia de atividades económicas onde não faltam representações de todo o país, refere uma nota do município.

Da programação para o primeiro dia do certame destaca-se o tradicional Desfile Alegórico alusivo ao tema “Preservação Ambiental”, marcado para as 14 horas. Pelas ruas da cidade vão circular os carros alegóricos acompanhados de cerca de 1200 participantes oriundos da comunidade escolar de todo o concelho (alunos, professores e auxiliares) e de instituições como a ADM Estrela – Residência Léa Nobre, a Quinta do Pézinho e a Universidade Sénior de Pinhel.

Pelas 17 horas, será inaugurada a Feira, no Centro Logístico, cerimónia que irá integrar a assinatura do Protocolo de Geminação entre Pinhel e Guijuelo, localidade espanhola conhecida pelo seu Presunto, produto de excelência que agora encontra no Vinho de Pinhel um parceiro e uma oportunidade de crescimento, acrescenta fonte da autarquia.

Do cartaz musical destacam-se as atuações da banda Amor Electro (sexta-feira, dia 01 de março), Carlão (sábado, dia 02 de março) e da fadista Ana Moura (domingo, dia 03 de março) e ainda concertos de grupos locais. No sábado, dia 2 de março, pelas 14h30, irá realizar-se um colóquio dedicado ao tema da Feira.

Este ano, e tendo em conta o tema da 4ª Feira das Tradições, a organização do certame substitui os copos descartáveis por copos reutilizáveis, com o objetivo de “fazer da Feira das Tradições um “Eco-Evento”, ou seja, um evento mais sustentável, com menos desperdício e com mais preocupações ambientais”.

 


Conteúdo Recomendado