Município de Gouveia anuncia vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2020 a 1 de março

No mesmo dia, os Municípios de Gouveia, Guarda e Fundão vão assinar o protocolo de constituição da rede “Ler e Partir – Geografias Literárias de Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade e Vergílio Ferreira”.

No primeiro dia de março, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, será anunciado o vencedor do Prémio Vergílio Ferreira 2020, na categoria romance. O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, bem como incentivar a produção literária, contribuindo desta forma para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Para além do reconhecimento do autor e da obra literária vencedora, o prémio terá um valor pecuniário de cinco mil euros e será entregue ao autor selecionado em cerimónia pública em agosto de 2020.

Na mesma sessão será assinado o protocolo “Ler e Partir: Geografias Literárias de Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade e Vergílio Ferreira” entre os municípios de Gouveia, Guarda e Fundão.

A assinatura do protocolo tem como principal objetivo a construção de uma rede em torno dos espaços emblemáticos na vida e na obra destes escritores, respetivamente; Guarda (Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira), Póvoa de Atalaia-Fundão (Eugénio de Andrade) e Melo-Gouveia (Vergílio Ferreira), a que se associarão as casas-museu ( Casa da Poesia Eugénio de Andrade e a futura Casa da Palavra Vergílio Ferreira) e as Bibliotecas Municipais: Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira de Gouveia, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço da Guarda e Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade consagradas a estes autores.

Segundo o Município de Gouveia, “considerando a importância e o valor literário dos escritores Eugénio de Andrade; Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira, o projeto reveste-se de uma natureza multipolar, trabalhando o património material e imaterial de cada município, de uma forma complementar, pluridisciplinar e integrada, reforçando o conhecimento dos escritores, que se notabilizaram pela dimensão estética e força comunicativa das suas criações literárias, nomeadamente através de uma perspetiva que se diferencia pela criação de roteiros literários específicos e por uma rede de cooperação cultural intermunicipal.”


Conteúdo Recomendado