Município de Figueira de Castelo Rodrigo debate ‘Práticas Educativas Inovadoras’

Alunos, professores e profissionais da educação reúnem-se para debater a construção de um futuro transformador, inclusivo e inovador da Educação, tanto regional como nacional.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo acolhe, nos dias 7 e 8 de junho, o Encontro de Educação “A Par e Passo, Todos Juntos Vamos Construir o Futuro”, dedicado aos temas da Flexibilização Curricular e Autonomia Curricular, numa iniciativa conjunta do Município, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, o CFAE GuardaRaia e a Plataforma de Ciência Aberta.

Segundo uma nota da autarquia, com este Encontro de Educação, ambiciona-se promover práticas pedagógicas indutoras do desenvolvimento de competências, permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.

O Encontro de Educação inicia com o evento satélite “Cidadania e Inclusão – Fórum Intermunicipal de Escolas”, às 10h30, na Escola-sede do Agrupamento de Escolas, que contará com cerca de 220 alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Celorico da Beira, Pinhel, Guarda e Sátão. No período da tarde, a partir das 14h30, decorre uma Feira de Projetos dedicada à “Cidadania e Inclusão”, que decorrerá no Pavilhão dos Desportos, onde alunos e professores partilham e discutem os diferentes projetos que estão a desenvolver nas suas escolas. Na ocasião, será recebido João Costa, Secretário de Estado da Educação.

O dia termina com uma visita encenada à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, em autocarro panorâmico, e que inclui um último painel sob o tema “Uma viagem de descobertas por Figueira de Castelo Rodrigo: com Arte e Educação no epicentro do sentir criativo”.

No dia seguinte, o Encontro continua no Pavilhão dos Desportos, com uma manhã dedicada a temas como robótica, narrativas digitais, desafios da escrita, programas de literacia e o improviso de histórias. No período da tarde, regressam os painéis teóricos com a apresentação de oportunidades educativas e boas práticas para o desenvolvimento de ambientes educativos inovadores.

A última conferência do dia será proferida por Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago, que marcará o décimo aniversário da passagem de José Saramago por Figueira de Castelo Rodrigo e onde será assinado um protocolo de parceria entre o Município e a Fundação. A sessão de encerramento, marcada para as 18 horas, ficará a cargo do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção Geral de Educação.

 

 




Conteúdo Recomendado