Município de Celorico da Beira com orçamento de 12 milhões de euros

A Câmara de Celorico da Beira tem para este ano um orçamento no valor de 12 milhões de euros, que inclui verbas para novas obras e para a conclusão de investimentos “que estão em andamento”.

Segundo o presidente da autarquia, Carlos Ascensão (PSD), no orçamento para 2022 “há uma certa continuidade” em relação ao plano de investimentos traçado para o ano anterior, que foi no valor de 13,9 milhões de euros.

A redução no valor do orçamento é justificada “com a continuidade de obras que estão em andamento” e que este ano o executivo prevê concluir.

“As prioridades [do orçamento para 2022] refletem alguma continuidade daquilo que foram obras iniciadas já no ano anterior e nós tínhamos a expectativa de as concluir até antes das próprias eleições autárquicas, mas também sabemos que tem havido atrasos significativos em termos das obras, pela falta de matérias-primas, pela falta de recursos humanos, e, como tal, temos em andamento obras de algum volume”, referiu Carlos Ascensão à agência Lusa.

Na área da educação, a autarquia tem em curso as obras de requalificação da Escola EB 2/3 Sacadura Cabral, com um investimento global previsto de 1,8 milhões de euros, que devem ficar concluídas a “meio do ano”, e no edifício da creche de Santa Luzia.

O município também prevê concluir este ano a recuperação das denominadas Casas do Castelo (para funcionarem como espaço museológico e centro interpretativo), a reabilitação das Piscinas Municipais e a construção do canil municipal (que está a ser edificado numa parceria com o vizinho município de Gouveia).

Segundo o autarca social-democrata, o orçamento municipal de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, também contempla investimentos a candidatar ao quadro comunitário 2030 e ao Plano de Recuperação e Resiliência.

O município adquiriu um terreno com cerca de 10 hectares no centro da vila, situado entre o eixo principal rodoviário e a variante, onde pretende criar um Parque Urbano e uma mini quinta pedagógica (um espaço ligado à tradição agrícola e às principais atividades rurais do concelho).

“É um projeto que nos parece bastante interessante e que nós queremos levar a cabo”, assegurou o responsável.

Carlos Ascensão disse à Lusa que o executivo que lidera também tenciona criar uma Praça do Município, junto do edifício dos Paços do Concelho, que incluirá um espaço de lazer e um parque de estacionamento subterrâneo.

A autarquia prevê ainda intervir na área da antiga escola profissional para criar um espaço multifuncional (para formação, educação e cultura), que seja complementar ao Mercado Municipal, e também criar praias fluviais no rio Mondego.

No orçamento, o município de Celorico da Beira destina verbas para apoio ao setor social, ao comércio local e às famílias mais carenciadas, para medidas destinadas a mitigar os efeitos da pandemia, tal como aconteceu nos dois anos anteriores.

O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo autárquico de Celorico da Beira presidido por Carlos Ascensão e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado