Município da Guarda assinala GuardaFolia através das suas plataformas online no domingo

A Guardafolia, Carnaval guardense, genuinamente português, que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o Desfile e Julgamento do Galo, não vai sair à rua como habitualmente.

Devido ao atual contexto Pandémico, a organização optou por assinalar a iniciativa online, de uma forma simbólica, através da plataforma TMG360º e das redes sociais do Município da Guarda.

Assim, no próximo domingo, dia 14 de fevereiro, para além de o Município da Guarda recordar edições anteriores das Tabernas do Entrudo, do Desfile das escolas, do teatro de revista ou da FunRun nas ruas da cidade, ao final da tarde haverá o lançamento de um “Medley do Desfile e Julgamento do Galo” onde se destacam as entrevistas de dois encenadores que já dirigiram artisticamente o Julgamento do Galo: José Rui Martins e Graeme Pulleyn. Nesse vídeo, os interessados poderão ver também: imagens de bastidores, com o making off dos carros alegóricos das freguesias e dos disfarces dos foliões.

Segundo a autarquia, “ainda em 2021, o Julgamento do Galo, com as devidas adaptações, poderá ser integrado num eventual programa de verão. O Município está a criar um espetáculo de rua assente neste costume que junta duas tradições seculares das aldeias do concelho da Guarda: a queima do entrudo e o jogo do galo”.

O Desfile e Julgamento do Galo costuma atrair todos os anos milhares de pessoas à cidade mais alta. No desfile e espetáculo participam centenas de pessoas entre as freguesias do concelho da Guarda, músicos, atores e outros foliões.


Conteúdo Recomendado