Evento Terminado em 2024-02-13 23:00:00

GuardaFolia na Guarda

Cartaz Galo
Início: 2024-02-09 18:00:00
Fim: 2024-02-13 23:00:00
Local do Evento: Guarda
Entidade Promotora: Município da Guarda

As Tabernas do Entrudo, com uma vasta oferta gastronómica e muita folia carnavalesca, abrem portas hoje, dia 9, às 18 horas, na Alameda de Santo André.

A Guarda volta a celebrar o Carnaval nas ruas da cidade mais alta com mais uma edição da GuardaFolia. A iniciativa vai decorrer entre 8 e 13 de fevereiro na cidade e no concelho. Para hoje estava previsto o desfile das crianças do concelho, mas devido às condições climatéricas adversas foi adiado para dia 1 de março. As Tabernas do Entrudo, com uma vasta oferta gastronómica e muita folia carnavalesca, abrem portas hoje, dia 9, às 18 horas, na Alameda de Santo André.

No espaço coberto, vão estar várias associações rurais do concelho com ementas condizentes com a época carnavalesca nesta região, pelo que não deverão faltar os enchidos, a carne de vaca jarmelista e outros petiscos. A animação também está garantida nas Tabernas do Entrudo com a música e boa disposição dos projetos: 7Saias (dia 9); Ruth Marlene (dia 10), Remember (dia 11) e BandaSense (dia 12), num menu festivo que culminará com o Baile de Máscaras, no dia 12.

Trata-se de um carnaval genuinamente português que tem como ponto alto o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, a 11 de fevereiro, pelas 16h30. A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das Freguesias do concelho – participam cerca de 30 nesta edição- que partem da Alameda de Santo André até à Praça Luís de Camões (Praça Velha), onde o Galo voltará a ser julgado num espetáculo que conta com a direção artística e texto original de José Rui Martins (ACERT) e com a produção executiva dos Gambozinos e Peobardos, Grupo de Teatro da Vela. A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2023, dando esperança para o novo ano de 2024. E como sempre, de um lado vão estar os defensores do Galo e do outro os acusadores. O Julgamento terá este ano formato de ‘Opereta’. Como sempre, no palco deste tribunal encenado, o réu será o Galo, figura central de toda a estória, culpado de tudo e por tudo.

Ainda no domingo, dia 11, mas durante a manhã, às 10h30, a Praça do Município vai ser ponto de partida e também meta da ‘Corrida mais divertida do ano’: a Fun Run. Esta atividade, que junta o Desporto à diversão, tem um percurso urbano de cerca de 5 km e pode ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr. Trata-se de uma ‘prova’ que decorrerá pelas ruas da cidade, cheia de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado.

O programa da GuardaFolia 2024 termina no dia de Carnaval, 13 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça central daquela localidade. A iniciativa está marcada para as 18 horas.

Cartazguardafolia2024 02

Conteúdo Recomendado