Linhares da Beira recebe Festival Internacional e Liga Nacional de Parapente

Cerca de 100 pilotos nacionais e estrangeiros são esperados no Festival Internacional e na Liga Nacional de Parapente, que vão decorrer este mês na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, em Celorico da Beira.

“À semelhança daquilo que aconteceu no ano passado, em que houve uma afluência significativa de participantes, este ano também esperamos a mesma resposta”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão.

O Festival Internacional e a Liga Nacional de Parapente vão decorrer entre os dias 15 e 18 deste mês.

Segundo o autarca de Celorico da Beira, a zona da Aldeia Histórica de Linhares da Beira proporciona “excelentes condições” aos pilotos para a prática do parapente e também para “aqueles que se iniciam nos batismos de voo”.

“Pensamos que vão ser dias de um grande sucesso”, acrescenta Carlos Ascensão.

Paulo Coelho, o diretor de prova e também da Escola Aventura de Linhares da Beira e da Escola de Parapente do Clube Vertical, disse à Lusa que a aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, “continua a ser o melhor local de escola e de batismos de voo” da região.

Na edição deste ano do Festival Internacional e na prova da Liga Nacional de Parapente são esperados “entre 80 a 100 pilotos nacionais e estrangeiros”, disse o responsável.

Segundo a organização, os eventos desportivos têm três vertentes: Competição A (destinada a pilotos experientes, que vai contar para a Liga Nacional de Parapente), Competição B (para iniciados) e Lazer (para os visitantes que pretendem realizar voos de iniciação em equipamentos bilugar).

A iniciativa é organizada pelo Clube de Voo Livre Vertical e pela Escola Aventura de Linhares da Beira, em colaboração com a Câmara Municipal de Celorico da Beira e com a Junta de Freguesia de Linhares da Beira.

A aldeia de Linhares da Beira, localizada a 820 metros de altitude, a noroeste da Serra da Estrela, oferece boas condições “para a prática de excelência do parapente e dos desportos de montanha”, segundo os promotores.

A fonte refere ainda que Linhares da Beira, considerada a “Catedral do Parapente”, “tem vindo a atrair cada vez mais participantes, nacionais e estrangeiros, durante todo o ano e, em especial no verão, transformando esta Aldeia Histórica e de montanha num autêntico postal ilustrado multicolorido”.


Conteúdo Recomendado