Lenda ‘Menda e o Monstro’ anima aldeia histórica de Castelo Mendo

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, vai acolher nos dias 27 e 28 de setembro várias atividades de animação em torno da lenda ‘Menda e o Monstro’.

A aldeia medieval de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, acolhe nos dias 27 e 28 de setembro o ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa”, uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Almeida, que leva cultura e animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Sob o tema “Menda e o Monstro”, inspirado nas lendas locais de amores e desamores, soldados e damas, cavaleiros e princesas, monstros e ermitões, numa descoberta do património imaterial, onde a comunidade local é anfitriã, autora, protagonista e guardiã.

O programa inclui música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, proporcionando aos visitantes uma “experiência inesquecível e genuína que os levará numa viagem autêntica pela alma desta aldeia histórica”, refere fonte da organização.

Consulte o programa detalhado, AQUI.

Aldeias Históricas de Portugal

PROGRAMA

Sexta-feira, 27 setembro

18h30 – Inauguração da Exposição “Os Monstros e as Mendas” – Antiga Casa da Câmara

20 horas – Iguarias ao ar livre – Largo do Pelourinho

21 horas – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila

22 horas – Baile dos Monstros pelo DJ El Grandone – Largo do Pelourinho
Um baile de máscaras muito assustador! Aldeões e forasteiros escolhem as máscaras mais assustadoramente divertidas para uma festa de muitas danças tolas. Decoração a música a rigor!

Sábado, 28 Setembro

10 horas – De castelo Mendo ao Porto de S. Miguel, um passeio encenado – concentração Largo da Igreja de S. Vicente

14h30 – Mercadinho de produtos regionais e tradicionais – Largo do Pelourinho

15horas – O Chef Cria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia, com o chef Ivo Loureiro de criação de um prato denominado “O Monstro e Menda” (com base na gastronomia do sítio o chef vai criar um prato inovador e surpreendente)

16 horas – O chef Recria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia com chef Ivo Loureiro de reinterpretação de iguaria local (sabe o que são papas de milho ou de carolo? – Venha saborear as que o chef preparou!)

16 horas – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila (dificuldade baixa)

17 horas – O chef aprende – Casa do Corro
Oficina de gastronomia – confeção de Bola Parda, onde se ensina ao chef Ivo Loureiro os segredos da receita

18 horas – Merenda Comunitária  – por cantos e recantos da Aldeia
Degustação dos pratos das oficinas de gastronomia do chef Ivo Loureiro acompanhados pelas mais saborosas iguarias e bebidas da região.

19 horas – Sonoridades em Castelo Mendo – A par de sons e sabores também a música irá animar as ruas da Aldeia com a presença dos Funk you Brass Band

21h30 – O Monstro e a Menda – Portas da Vila
A Companhia Persona em conjunto com a comunidade local vai criar uma história que terá como cenário vários pontos da aldeia. Duas marionetas gigantes conduzem o público nesta visita encenada.

Ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só acaba em dezembro

Depois de Castelo Mendo, a festa segue para Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.



Conteúdo Recomendado