Guarda volta a ser Cidade Natal

A animação de natal terá lugar junto à Sé Catedral, entre 1 e 25 de dezembro.

A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação, nela será instalada a Rampa de Gelo Sintético, uma novidade nesta edição, que promete divertir sobretudo o público infantojuvenil. A rampa conta com duas vias e 24 metros de comprimento, para uma longa descida. Nesta cidade Natal há ainda a Casa do Pai Natal, onde o próprio, em carne e osso, vai estar para receber as crianças e todos os seus pedidos; a colorida Árvore de Natal com os seus imponentes 13 metros de altura, este ano inspirada nos cristais de gelo; o Carrossel Parisiense e o Globo de Neve gigante irão completar o espaço. Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada propositadamente para a ocasião.

A Cidade Natal abre oficialmente no dia 1 de dezembro, pelas 17h00, com música, acrobacias, circo, cuspidores de fogo e muitas surpresas. As portas de entrada são os pórticos da Rua do Comércio e da Rua da Torre e na sessão vão estar várias personagens do imaginário infantil como a Bolacha de Gengibre, o Soldadinho de Chumbo, Malabaristas, Acrobatas, Bailarinas entre muitas outras do universo natalino. O Pai Natal chegará, nesta edição, à sua Cidade Natal de Tuk Tuk! De resto, a organização disponibiliza este veiculo singular durante o mês de dezembro, para quem deseje passear pelo centro da cidade.

À cidade Natal juntam-se ainda muitas outras iniciativas, entre elas, o Concurso de Montras da Guarda, com os estabelecimentos comerciais da cidade, a iniciativa “Cidade de Cristal” que conta com a colaboração de 47 Instituições do Conselho Local de Ação Social e com 71 escolas e Jardins de Infância do concelho, do ensino público e privado, o espetáculo das Janeiras, a 6 de Janeiro, com as coletividades do concelho e o musical de Natal “O Mundo de Plimplix” nos dias 4 e 5 de janeiro para as crianças das escolas.

O Concurso de Montras decorre de 1 a 30 de dezembro e as lojas que desejem concorrer deverão fazer a sua inscrição até 27 de novembro no sítio de internet do Município. A melhor montra ganha 1000 euros. A “Cidade de Cristal” é um desafio que o Municipio fez às escolas e instituições do concelho para a realização de um Vitral que representasse as cores, as imagens e a alegria do Natal. O resultado pode ser visto no Jardim José de Lemos entre 1 de dezembro e 6 de janeiro.

Quanto aos espetáculos das Janeiras, irão decorrer todos no TMG. Nos dias 4 e 5 realizam-se com as crianças das escolas do concelho da Guarda que irão também assistir ao espetáculo de Natal “O Mundo de Plimplix” e a 6 de janeiro o município volta a juntar coletividades do concelho, 22 nesta edição, para o espetáculo de encerramento do programa de Natal. O palco será transformado numa enorme sala e os diálogos entre os convivas criam a oportunidade para cada grupo desfilar, apresentando a sua canção de Janeiras. O espetáculo é orientado pelo músico César Prata.

Com este programa de animação de Natal, a autarquia “pretende dar ainda mais vida à Guarda, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e ao mesmo tempo devolver a autoestima aos guardenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recorde aqui a abertura da Guarda Cidade Natal em 2016.


Cidade Natal em 2016


Richie Campbell na Passagem de Ano da Guarda



Fotogaleria


Conteúdo Recomendado