Gouveia planta 15 mil árvores com o apoio da Endesa

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou esta sexta-feira que a empresa Endesa Portugal vai financiar a plantação de 15 mil árvores em áreas ardidas do concelho, no âmbito do plano de reflorestação que o município está a executar.

A autarquia de Gouveia refere em comunicado hoje enviado à agência Lusa que a parceria com a Endesa “vai permitir reflorestar cerca de 20 hectares de área ardida” naquele município da Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

Segundo a fonte, a empresa pretende dar o seu contributo para a reflorestação do concelho de Gouveia, “que viu perto de 50% da sua mancha florestal desaparecer na sequência dos incêndios de 15 e 16 de outubro” de 2017.

O acordo celebrado entre a Endesa e o Município de Gouveia prevê o patrocínio de ações de reflorestação promovidas pela autarquia no ano de 2018.

No âmbito da parceria, será realizada uma ação de voluntariado, no dia 01 de maio, por colaboradores daquela empresa energética, que vão reflorestar uma área ardida da “Mata da Câmara”, refere ainda a autarquia de Gouveia.

As chamas de outubro atingiram 11 das 16 freguesias de Gouveia e calcula-se que destruíram “mais de mil hectares de área” do concelho, situando-se “a larga maioria” no perímetro do Parque Natural da Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado