GNR deteve suspeito de furtos de fios de cobre nas zonas de Seia e de Gouveia

A GNR anunciou esta terça-feira a detenção de um homem de 22 anos, suspeito da prática de vários crimes de furto de fios de cobre de telecomunicações e de eletricidade nos concelhos de Seia e de Gouveia.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, o suspeito foi detido pelas 01h30 desta terça-feira, na localidade de Torrozelo, Seia, por elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, no âmbito de uma investigação relacionada com furtos de materiais não preciosos registados nos últimos meses nos concelhos de Seia e de Gouveia, na Serra da Estrela.

Durante a operação, os militares surpreenderam em flagrante delito uma dupla de suspeitos que procedia “ao descarnamento de um fio de telecomunicações, preparando-se depois para furtar o cobre no seu interior”.

Fonte da GNR adiantou à agência Lusa que foi detido um dos suspeitos, residente no concelho de Seia, mas o segundo, com 24 anos, residente na zona de Viseu, que já está identificado pelas autoridades policiais, conseguiu colocar-se em fuga.

“O indivíduo [que foi detido] empunhava uma faca e resistiu à detenção, pelo que foi necessário efetuar dois disparos de arma de fogo como sinal de advertência e de utilizar posteriormente a força para conseguir controlar o suspeito”, disse a fonte.

Do ato de detenção resultaram ferimentos ligeiros num militar da GNR e no suspeito, tendo este recebido tratamento médico no hospital de Seia, referiu.

Os dois homens são suspeitos da alegada prática “de mais de uma dezena de furtos [de cabos de cobre de telecomunicações e de eletricidade], cujo montante [de valor] é superior a 500 mil euros”, indicou a fonte policial.

Na mesma operação a GNR apreendeu diverso material que estava na posse dos indivíduos e que era utilizado na alegada prática criminosa, como um passa montanhas (gorro que cobre a cabeça), um par de luvas de trabalho, uma cisalha (para corte de metal), uma tesoura de corte de latão, uma turquês, um par de estribos com garra e espigões (próprio para subir aos postes de telecomunicações) e uma viatura.

O detido vai ser presente ao tribunal de Seia para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação.


Conteúdo Recomendado