Fruticultor de Castelo Branco ganha bolsa de 20 mil euros da Academia do Centro de Frutologia Compal

João Almeida

No ano em que celebra o 10º aniversário, a Academia do Centro de Frutologia Compal entrega mais três Bolsas de Instalação no valor total de 60.000€ a três empresários frutícolas cujos projetos se destacaram, perfazendo um total de 610.000€ entregues em 10 anos.

João Almeida, tem 32 anos e um pomar de 11 ha de pêssegos instalado em Vale Formoso, Castelo Branco é um dos empresários frutícolas a receber a Bolsa de Instalação da Academia do Centro de Frutologia Compal, no valor de 20 mil euros. O valor será para investir na reconversão de 6ha de área ardida, onde 5,6 hectares passarão a ser uma área nova de Pêssego e 0,6ha são destinados a um Campo de Ensaio a desenvolver em parceria com a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Mónica Alves, 43 anos com uma instalação de mirtilos em Resende, Viseu e Michele Rosa de 43 anos com pomares de Figos, Pêssegos e Damascos localizados em Adofreire, Torres Novas, são os outros dois empresários frutícolas que este ano se destacaram. Foram valorizados o grau de conhecimento técnico, o desenho estratégico do seu negócio e o impacto ambiental e práticas de sustentabilidade a aplicar. Para além de competências reforçadas, cada um dos três vencedores leva uma bolsa de instalação no valor de 20 mil euros para apoiar e aplicar nos projetos apresentados.

O ano de 2022/2023 assinalou um reforço do programa no que toca aos temas da sustentabilidade ambiental passando a incluir sessões com especialistas como a APOSOLO, o Cantinho das Aromáticas, GoParity, Herdade do Esporão, ISA – Instituto Superior de Agronomia, LPN – Liga para a Protecção da Natureza, NBI – Natural Business Intelligence, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre outros foram abordados temas como práticas de agricultura regenerativa e de conservação, produção agrícola e biodiversidade e produção biológica em escala.

José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal, faz um balanço destes 10 anos: “Quando lançámos o CFC sabíamos que era, e continua a ser, um projeto único em Portugal. Através da Academia conseguimos reunir produtores, empresários e entidades do setor frutícola nacional, com o objetivo de estimular a inovação no sector ao longo da cadeia de valor e de valorizar a fruta nacional. Em 10 anos tem sido gratificante mostrar uma nova geração de fruticultores apostada em fazer diferente, em modernizar a imagem e as práticas do sector e em construir uma atividade mais sustentável. “

A Academia do Centro de Frutologia Compal conta com mais de 130 empreendedores frutícolas, que participaram em mais de 550 horas de formação, distribuídos por 79 municípios de norte a sul de Portugal, num total de aproximadamente 20 000 km percorridos no país.


Conteúdo Recomendado