Fotografia e Território em destaque no 17º aniversário do CEI

Transversalidades - CEI

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove nos dias 1 e 2 de dezembro várias iniciativas cujos temas são a Fotografia e o Território.

A iniciativa tem por base o projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira, que teve início em 2011, lançado com o objetivo de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade, fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições de matriz ibérica.

Na sexta, dia 1 de dezembro, às 15h30, no Auditório do Paço da Cultura da Guarda, acontece a Oficina “Fotografia e memória” pelo conceituado fotógrafo Alfredo Cunha. Este ateliê abordará a temática do jornalismo humanitário e dos novos caminhos do fotojornalismo; a moderação está a cargo Victorino García.

Pelas 18h30, desse mesmo dia, na Galeria de Arte do Paço da Cultura será inaugurada a Exposição “Toda a esperança do mundo para a Guiné Bissau”- Fotografias de Alfredo Cunha, que contará com a presença do Presidente da AMI, Fernando Nobre.

No dia seguinte, sábado, 2 de dezembro o CEI e o Fotoclube da Guarda organizam o Roteiro Fotográfico “Imagem e memória urbana” por locais emblemáticos da cidade da Guarda, culminando no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG), com a seleção de fotografias do roteiro. Pelas 15h00, no mesmo local, será inaugurada a Exposição “Lusografias: Transversalidades Atlânticas” e far-se-á a apresentação da revista “Iberografias” nº 13, a publicação anual do Centro de Estudos Ibéricos.

No mesmo dia, às 18h00, será inaugurada, na Galeria de Arte do TMG, a Exposição “Transversalidades 2017 – Fotografia sem fronteiras”, mostra que resulta da seleção de fotografias das cerca de 350 candidaturas, provenientes de 27 países, submetidas ao Transversalidades 2017 – Fotografia sem Fronteiras que permitiu visionar perto de 2.000 imagens. Os portefólios candidatos espelham as melhores práticas e tendências que percorrem a fotografia da contemporânea. Será também apresentado o Catálogo “Transversalidades 2017. Fotografia sem Fronteiras” e far-se-á a entrega dos Prémios do Concurso Transversalidades 2017.

Programa

01 de dezembro, sexta-feira
15h30 – Auditório do Paço da Cultura da Guarda
•Oficina “Fotografia e memória” – Alfredo Cunha
Moderação: Victorino García

18h30 – Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda
•Exposição “Toda a esperança do mundo para a Guiné Bissau”- Fotografias de Alfredo Cunha
•Inauguração da Exposição e Apresentação do Catálogo “Guiné Bissau 1974-2015”
Org: CEI e AMI

02 de dezembro, sábado
9h00 – Sede do Centro de Estudos Ibéricos
•Roteiro Fotográfico” Imagem e memória urbana”
Org.: CEI e Fotoclube da Guarda

Locais: Parque da Saúde (Pavilhão D. António de Lencastre; Pavilhão Lopo de Carvalho); Alameda de Santo André; Torre de Menagem; Sé Catedral da Guarda; Rua Francisco de Passos; Igreja de São Vicente; Centro Histórico/Judiaria; Igreja da Misericórdia; Torre dos Ferreiros/início da Rua da Torre; Paço Episcopal; Museu da Guarda/ Paço da Cultura; Estação Arqueológica do Mileu.

13h00 – Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda
•Seleção de fotografias do Roteiro Fotográfico
15h00 – Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda
•Inauguração da Exposição “Lusografias: Transversalidades Atlânticas”
•Lançamento da Revista “Iberografias”, nº 13|2017

15h30 – Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda
•Mostra fotográfica: Imagem & Território
Moderação: Rui Jacinto, Lúcio Cunha, Pedro Pita, Valentín Cabero, María Isabel Jiménez, Jorge Pena, Pedro Baltazar, Santiago Santos, Victorino García, Henrique Cayatte, Susana Paiva, Clara Moura
•Apresentação de portfólios (10 fotografias/10 minutos)
•Intervenções dos vencedores do Transversalidades:
António Tedim, António Jorge Feio Bacelar Vilar, Roberto Conde Álvarez, João Antonio Benitz, Sofia Augusto, José Carlos Silva

18h00 – Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda

Conheça os vencedores do Transversalidades 2017 – Fotografia sem Fronteiras aqui.


Conteúdo Recomendado