Passadiços do Mondego entre as melhores atrações da Europa nos "Óscares do Turismo"

Passadicos 2024

Há 5 atrações portuguesas entre as melhores da Europa nos “Óscares do Turismo”.

Os World Travel Awards são os prémios mais importantes do setor do turismo — receber uma nomeação é quase tão importante como estar nomeado para um Óscar.

A cada ano que passa, Portugal tem conquistado cada vez mais distinções internacionais e este ano não tem sido exceção. Há cerca de uma semana, os World Travel Awards divulgaram os nomeados da edição de 2024 — e o nosso país lidera uma das categorias. Existem cinco atrações portuguesas a competir pelo título de melhor atração de aventura da Europa, uma categoria que tem sido conquistada pelos Passadiços do Paiva desde 2018.

As restantes atrações a concurso nesta categoria são Chamonix–Mont-Blanc (em França), a Kalevala (na Polónia) e a montanha Matterhorn, em Zermatt, na Suíça. Um dos nomeados nacionais é o Dino Parque Lourinhã, a maior exposição temática ao ar livre da Europa, que tem sido um sucesso desde a sua abertura, em 2018. Outro dos nomeados não é propriamente surpreendente. Falamos dos Passadiços do Paiva, que percorrem 8,7 quilómetros. Um troço incrível, rodeado de natureza selvagem, na margem esquerda do rio Paiva. Ainda neste mundo dos percursos inovadores, destacam-se os Passadiços do Mondego, que abriram ao público em 2022. Com um percurso de 12 quilómetros ao longo do rio, o trajeto passa por localidades como Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e Barragem do Caldeirão. A Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, também está nomeada para melhor atração turística de aventura da Europa em 2024. Esta praia tem um pouco de tudo, mas o coração do complexo é o lago com quase um quilómetro de extensão. É precisamente aí que se encontra a piscina de ondas com 2.100 metros quadrados. As Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, são outro dos spots a concurso. Neste percurso inédito, é possível encontrar passadiços, uma praia fluvial “com um espelho de água magnífico” e um miradouro. As votações para os World Travel Awards de 2024 já estão abertas e decorrem até 4 de fevereiro. Pode votar online.


Conteúdo Recomendado