Finalista de Design Industrial da UBI premiado em concurso internacional

O estudante de licenciatura Micael Bacelar Pereira projetou uma garrafa que recebeu um dos prémios deste ano do Glassberries Design Awards.

Micael Bacelar Pereira, finalista do curso de Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu um dos prémios do concurso internacional Glassberries Design Awards, organizado pela BA Glass, este ano em parceria com a Corticeira Amorim.

O estudante recebeu o Prémio Menção Honrosa Amorim pela apresentação de uma embalagem, garrafa e encapsulamento que designou de “Gin Douro”, nome que não esconde a influência do conjunto.

glassberies

“Este conceito é inspirado no Douro e seus patamares característicos de videiras”, como está explicado na nota descritiva do projeto, onde pode também ler-se que “as cores do vidro são associadas às fases sazonais das vinhas, complementado ainda por um grafismo simples”. Para a cápsula da garrafa, Micael Pereira projetou um compartimento para as especiarias adequadas às receitas de gin.

Este projeto, que competiu com cerca de 150 concorrentes de 11 instituições de ensino superior da Europa, foi desenvolvido em contexto de sala de aula, mais especificamente na disciplina de Projeto IV, da responsabilidade do docente Afonso Borges.

A orientação ao longo do semestre, para estes alunos de licenciatura, é feita no sentido de aproximar os estudantes do contexto que vão encontrar no mercado de trabalho, tal como se verifica no 1.º ano do mestrado em Design Industrial. Para ambos os ciclos, a UBI tem parcerias com empresas para as quais os estudantes criam produtos que poderão vir a ser produzidos. No caso do Glassberries Design Awards são convidados a participar no concurso.

“As disciplinas do 3.º ano de licenciatura e do 1.º de mestrado são orientadas para a aproximação ao mercado de trabalho. Para alguns parceiros trabalhamos com briefing, ou seja, com uma espécie de exercício simulado. São feitas propostas que, depois de passarem por fases de seleção, avançam para estágio e para produção”, explica Afonso Borges.

A recetividade dos estudantes a esta linha de trabalho é a melhor, ainda segundo o docente: “As disciplinas realistas obrigam-nos a fazer aquilo que se faz no mercado. Eles aceitam muito bem e, como estão no fim do curso, já se sentem preparados para este tipo de desafios”.

Terceiro prémio para alunos da UBI

Esta é a segunda vez que um estudante da UBI vence o concurso de Design que conta com cinco edições. Em 2014, o Golden Glassberry, designação atribuída ao primeiro prémio do certame, foi para Cristiano Narciso e Luís Gomes, dupla que apresentou a concurso uma garrafa para vodka. No mesmo ano, Daniel Bacelar Ribeiro ficou em primeiro na categoria “Our Costumers Selection”.

Os prémios do Glassberries deste ano foram entregues na quinta-feira, dia 16 de junho, em Madrid. O concurso contou com a participação de quatro universidades portuguesas (UBI, Universidade Lusíada de Lisboa, ESAD de Matosinhos e Universidade de Aveiro), quatro espanholas (EINA – Centre Universitari de Disseny i Art, IED Madrid e EASD – Escola d’Art i Superior de Design e Engenharia de Barcelona) e três polacas (Academia de Belas Artes de Varsóvia, Academia de Belas Artes de Poznan e Academia de Belas Artes de Cracóvia).

 


Conteúdo Recomendado