Festival em Fornos de Algodres contribui para aumento do efetivo de burros na região

A aldeia de Vila Ruiva, no concelho de Fornos de Algodres, acolheu este domingo um festival dedicado aos burros, que tinha por objetivo sensibilizar os habitantes para a reintrodução destes animais, em vias de extinção, nas tarefas agrícolas.

A chuva esmoreceu o II Spring Burros Fest, organizado pela União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, mas serviu, uma vez mais, para divulgar os animais da raça asinina.

O autarca Manuel Paraíso disse à agência Lusa que, na área da União de Freguesias, existem atualmente dez animais e que, fruto da realização da primeira edição do festival, em 2014, foram adquiridos mais três efetivos.

“Já damos conta de que, realmente, com alguma surpresa nossa, se tem visto novamente esta figura simpática nos nossos campos e na paisagem da Beira Interior”, afirmou.

Manuel Paraíso disse que gostava que a presença dos animais “não fosse só motivada pela questão do subsídio [atribuído pelo Ministério da Agricultura], mas que representasse uma mudança de atitude no tratamento das terras e das lides agrícolas”.

Referiu que alguns dos burros existentes nas aldeias que integram a União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão são utilizados diariamente nos campos e outros são detidos pelos proprietários para fins lúdicos.

Segundo o autarca, a tendência dos jovens no regresso à atividade agrícola, vai também no sentido da “reintrodução da tração animal no manuseio dos campos”.

José Francisco, residente em Vila Ruiva, dono de um burro com 18 anos, disse à Lusa que utiliza o animal nas lides agrícolas.

“É só para acartar as batatas e o renovo [culturas agrícolas]”, justificou, reconhecendo que o jerico também acaba por ser “uma companhia”.

Disse ainda que a despesa que origina é apenas “uma limpeza aos cascos”, uma vez por ano, o que aproveitou para fazer hoje no II Spring Burros Fest.

A Associação do Estudo e Proteção do Gado Asinino (EPGA), de Miranda da Douro, participou no evento com um veterinário e sensibilizou os proprietários de burros para os cuidados que devem ter com os animais.

“Temos vindo a sensibilizar as pessoas, notamos que já houve uma certa diferença no que toca aos cuidados de cada animal”, observou Ana Carolina Martins, daquela associação.

No festival também marcou presença um negociante de animais do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda.

Cândido Vital Gomes, que exibiu quatro exemplares, queixou-se de que “o negócio anda mal”, porque “não há dinheiro”, dado que “um burro bom vale mais de mil euros”.

O programa do II Spring Burros Fest, realizado no recinto da unidade hoteleira de Vila Ruiva do INATEL, incluía várias atividades, mas algumas não se realizaram devido ao mau tempo.

O evento também integrou um almoço solidário com as receitas a reverterem para os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, tal como já aconteceu na primeira edição.


Conteúdo Recomendado