Evento Terminado em 2023-07-30 00:00:00

Festival Côa - Corredor das Artes leva expressão artística a cinco concelhos do Vale do Côa

Coa Corredor Artes
Início: 2023-07-01 00:00:00
Fim: 2023-07-30 00:00:00
Local do Evento: Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa
Entidade Promotora: Rewilding Portugal
Mais Informações: https://coa-corredordasartes.pt/

Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa serão palco do festival que procura conectar artistas com comunidades num ambiente natural, para assim cocriarem obras de arte que integrarão a própria paisagem, usando materiais naturais e respeitando o seu decaimento natural.

A primeira edição irá decorrer de 1 a 30 de julho, numa organização da  pela Rewilding Portugal. O evento terá um formato móvel, ocorrendo em cinco diferentes secções do Grande Vale do Côa, em fins de semana consecutivos e também com programação ao longo da semana. O evento concentra programação artística junto das várias sedes de concelho que farão parte do festival, nesses fins de semana, tendo também uma componente científica forte que acompanhará as semanas entre esses dias de concentração num só local.

Nestes fins de semana, o evento ocorrerá num lugar central de cada um dos concelhos, ao ar livre, e contará com cinema, teatro, música e outras artes cénicas, isto para além de pequenas feiras onde os produtores e operadores locais terão oportunidade de dar a conhecer os seus produtos e serviços aos visitantes. O festival terá ainda uma programação específica dedicada aos mais novos.

Ao longo da semana, a programação contará com oficinas e atividades de natureza, ciência e recreação, bem como visitas e caminhadas às peças de arte desenvolvidas pelos criadores que vão estar no território em residência artística. Falamos aqui de visitas de campo relacionadas com astronomia, biologia e geologia com especialistas destas áreas, visitas às áreas rewilding e muitas outras atividades inseridas no espírito e no conceito deste festival. No total, estarão entre 6 a 10 obras de arte desenvolvidas nestas residências artísticas expostas ao longo do Grande Vale do Côa, num roteiro que se torna um verdadeiro museu ao ar livre de arte integrada na paisagem e que se irá misturar naturalmente com esta. Pretende-se que o desenvolvimento destas obras crie uma ligação especial entre os artistas e as comunidades envolventes, tornando-as parte do processo criativo.

Um roteiro para ser visitado e percorrido em ritmo lento, respeitando os ritmos lentos da própria natureza.

Pode consultar a programação completa AQUI.


Conteúdo Recomendado