Festival de Teatro da Covilhã aposta em público escolar e juvenil

http://edu-news.ro/wp-content/uploads/2014/12/cea-mai-buna-piesa-romaneasca-a-anului-2014.jpg

O Festival de Teatro da Covilhã, cuja 35.ª edição se realiza entre os dias 30 de outubro e 07 de novembro, volta este ano a apostar no público escolar e juvenil.

“Mantemos uma programação essencialmente dirigida ao público escolar e juvenil, o que faz todo o sentido porque estamos a falar da formação dos jovens, sendo que são eles que virão a constituir os futuros espetadores”, referiu Fernando Sena, diretor do Teatro das Beiras, companhia profissional de teatro que promove este festival.

Dos 14 espetáculos que serão apresentados ao longo do festival, nove destinam-se a esse público, sendo que a organização espera que passem pelo evento cerca de 700 crianças com idades entre os três e os 12 anos.

Do programa deste festival fazem ainda parte cinco espetáculos destinados a adultos: quatro peças de teatro e um concerto de música.

Além da companhia anfitriã, marcarão presença neste evento a Acta – Companhia de Teatro do Algarve (pela primeira vez), a Companhia de Teatro de Braga, a Jangada Teatro, o Teatro Externo, a Karlik Danza Teatro, o Teatro Montemuro, o Cendreve e Peripécia Teatro, bem como a banda de música Miss Manouche.

No que concerne à seleção das peças a apresentar, a escolha obedeceu ao critério da qualidade e também da dimensão e condições logísticas necessárias.

Segundo Fernando Sena, a companhia teve, uma vez mais, de ter em conta o facto de a estrutura não ter grandes possibilidades para deslocalizar os meios: “Há vários espetáculos que gostaríamos de trazer, mas isso exigiria uma mudança de meios que a nossa estrutura não consegue fazer face com o número de pessoas que temos atualmente”, afirmou.

Aludia, desta forma, aos cortes orçamentais da Direção Geral das Artes, que atualmente só financia esta estrutura com um valor anual de 90 mil euros, o que é “manifestamente insuficiente”.

Esse facto levou a companhia a passar de quatro produções anuais para duas e de 16 elementos fixos para seis, mas, como sublinhou, o Teatro das Beiras continua a “resistir” e a realizar iniciativas e a desenvolver projetos (alguns em parceria com instituições) que marcam a cultura no concelho da Covilhã e na região.

O orçamento previsto para este festival é de 37.500 euros, sendo que o retorno de bilheteira não deverá ser significativo.

Aliás, o público escolar só pagará o preço simbólico de um euro e caso tenha possibilidade de o fazer.

“Se não puder pagar não paga, mas não deixará de vir por isso. Marginalizado já será quanto baste noutras situações”, ressalvou Fernando Sena.

Já para o público em geral, o preço do bilhete é no valor de seis euros, sujeito a desconto de 50% para sócios do Teatro das Beiras, maiores de 65 anos, jovens até aos 25 anos e desempregados.

O programa completo do festival pode ser consultado aqui.


Conteúdo Recomendado