Festas do Solstício animam aldeia do concelho de Seia durante três dias

A Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, vai celebrar o início do verão com um programa de três dias, que inclui diversas atividades culturais e de animação.

As Festas do Solstício vão decorrer entre os dias 21 e 23 deste mês e envolvem os 115 habitantes da aldeia que participam de forma ativa nas atividades organizadas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com as coletividades locais, o município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).

“Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra e a cada um dos seus 115 habitantes. Por esta altura ninguém tem mãos a medir. Dias e noites dentro, na sociedade recreativa, há quem costure, cole, pendure e arrume. Há quem se envolva de alma e coração”, refere a ADIRAM em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, o ponto alto do programa é a Caminhada do Lampião, que acontece na noite de 22 para 23 de junho e “percorre os campos junto à ribeira de Alvoco [da Serra], pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos ‘giros de água’ e à luz de um lampião”. Na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório.

Ao longo dos três dias das Festas do Solstício haverá, além da caminhada noturna, oficinas, tertúlias, exposições, música e arte de rua.

As casas da aldeia, que estão “decoradas e engalanadas”, vão ser “pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região”, é anunciado.

A organização adianta que a decoração das ruas de Alvoco da Serra “será responsável e sustentável, aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza”.

“Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, a Margarida Girão e a Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra”, adianta.

A fonte garante que “nas estreitas ruelas haverá sempre quem cante, toque ou recite”.

As Festas do Solstício de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, no distrito da Guarda, são cofinanciadas pelo Fundo Ambiental e integram o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.




Conteúdo Recomendado