Festas do Concelho de Belmonte começam hoje

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte espera que “a população se divirta, que aproveite, que conviva com a comitiva brasileira que cá temos”.

O programa das Festas do concelho de Belmonte abre esta sexta-feira com uma noite na Biblioteca Municipal de Belmonte (21h00) seguida da atuação do grupo musical Sirilanka (22h00) no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte e de uma Fogueira Sagrada (22h00) no Castelo de Belmonte levada à cabo pelos Índios Pataxó. À meia-noite terá lugar o lançamento de 41 morteiros alusivos à comemoração de mais um Dia da Liberdade.

Amanhã, o dia 25 de abril no concelho de Belmonte abre com alvorada (09h00) seguida de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal (09h30) do hastear da bandeira e arruada (10h30) e sessão solene da Assembleia Municipal de Belmonte comemorativa do 25 de Abril (11h30).

Prossegue durante a tarde com uma sessão cinematográfica e de poesia sobre o 25 de Abril organizada pela Associação Desportiva de Belmonte no Museu Judaico (16h00). No Estádio Municipal de Belmonte realiza-se (17h00) um jogo de veteranos entre a UD Belmonte e o Académico de Viseu organizado pela União Desportiva de Belmonte. A Escola de Música de Belmonte promove (16h30) um concerto no Largo do Pelourinho. Às 21 horas realiza-se a missa seguida de procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança, e o dia termina com um espectáculo musical a cargo de Virgílio Faleiro no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte (23h00) e DJ Dilcio pela noite dentro.

No domingo, Dia do Concelho de Belmonte, o dia abre de novo com alvorada e hastear das bandeiras seguida pela sessão solene da Câmara Municipal de Belmonte (10h30) com distinções honoríficas, acordos de geminação, atribuição Prémio Pedro Álvares Cabral aos melhores alunos do concelho, distinção aos funcionários do município e inauguração do Ecomuseu Digital.

Para além das homenagens, António Rocha sublinha que irão ser realizadas novas geminações com a localidade de Ouro Preto no Brasil e com a cidade de Espargos na Ilha do Sal em Cabo Verde. Acordos de cooperação que o presidente da autarquia espera que possam trazer benefícios para todas as partes. António Dias Rocha pretende este ano fazer uma avaliação de todas as geminações feitas pelo município uma vez que não faz sentido manter algumas, quando a relação é quase nula.

Na sessão solene do Dia do Concelho de Belmonte, marcada para o próximo domingo às 10h30, a Câmara Municipal fará também a inauguração da nova aplicação informática denominada por Ecomuseu Digital. De acordo com o autarca de Belmonte “o Ecomuseu tem muitos anos, precisa de ser melhorado ao nível dos conteúdos”. António Dias Rocha que acha também que todos os museus da vila precisam de uma volta, referindo que espera obter fundos do novo quadro comunitário para melhorar os espaços museológicos.

Depois da sessão solene comemorativa do Dia do Concelho de Belmonte terá lugar a romagem à estátua de Pedro Álvares Cabral marcada para o meio-dia, seguida missa solene (12h30) e procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança. Às 17 horas decorre no Museu Judaico de Belmonte o lançamento do livro “Vera Cruz” da autoria de João Morgado.Às 17h30, espetáculo no Largo do Pelourinho, a cargo da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa com lançamento do novo CD “Por Terras de Belmonte”. O programa das Festas do concelho de Belmonte fecha com um concerto do grupo D.A.M.A no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte (21h00).

“As expectativas são boas” para estas Festas do Concelho de Belmonte face ao programa elaborado pela Câmara e Empresa Municipal, como destaca António Dias Rocha.


Conteúdo Recomendado