25 de Abril comemorado na região

Há inaugurações, sessões solenes, concertos e atividades desportivas nos próximos dias para celebrar os 41 anos da Revolução dos Cravos.

Quarenta e um anos depois da “Revolução dos Cravos” muito mudou em Portugal. A verdade é que o 25 de Abril de 1974 continua a ser uma data marcante na história do país e, por isso, é evocada com pompa e circunstância. São muitos os eventos dedicados a esta data nos concelhos da Beira Interior.

Aguiar da Beira tem prevista uma caminhada “De mãos dadas” – pela educação, contra os maus tratos infantis, pela liberdade (10 horas).

Belmonte começa o dia da liberdade com a já tradicional alvorada (9 horas), seguida do Hastear da Bandeira palas 10h30. Às 11h30 realiza-se uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, que contará com um momento musical e declamação de poesia de abril. Já da parte da tarde, às 15 horas, realiza-se uma sessão cinematográfica e de poesia sobre o 25 de abril.

Também em Celorico da Beira decorrerá o Hastear da bandeira logo pela manhã (10h15), a que se seguirá uma homenagem ao soldado de abril. Às 11h00 será aberta a exposição “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha” e à noite, pelas 21h30,no Centro Cultural, vai decorrer um Tertúlia de Poesia, “Em abril, canções mil”.

A Covilhã começa as comemorações do 25 de abril já hoje, com a inauguração da Feira do Livro, às 10h30, na Praça do Município, a noite (21h30), a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) dá um concerto no Teatro Municipal. Amanhã à noite haverá animação musical e poesia a partir das 21h30 na Praça do Município e a noite encerra com uma “Mensagem de Abril” do presidente da autarquia covilhanense, Vitor Pereira. Já no dia 25, os festejos começam com o tradicional içar da bandeira e a sessão solene do 25 de abril. Para estes dias estão agendadas algumas inaugurações, com destaque para o Elevador do Jardim, durante a tarde de sábado.

Em Figueira de Castelo Rodrigo está marcado para amanhã um concerto comemorativo dos 41 anos do 25 de abril por Luís Pastor e a Cor da Língua ACERT, às 21h30, no Pavilhão dos Desportos. No dia 25 realizam-se as comemorações oficiais, com o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho e Sessão Solene Comemorativa desta efeméride e pelas 21h30 Nando Costa e Tó Martins cantam “Canções de Abril”.

No Fundão, realiza-se entre hoje e sábado o Colóquio “Os Labirintos da Memória | Emigração, Memória e Futuro”, que decorre no Casino Fundanense e no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes. Amanhã à noite está previsto um concerto “Revolução do Mundo”, na Praça do Município às 22 e 24 horas realiza-se uma arruada. Já o dia 25 fica marcado pelo Hastear da Bandeira, a Sessão Solene (10 horas) e por debates, e momentos musicais ao longo da tarde.

Na Guarda, além do tradicional hastear da bandeira (10 horas), no sábado, dia 25, vai ser inaugurado o Parque TIR, na Plataforma Logística, às 11 horas, seguido da apresentação do Guia do Investidor. Às 15 horas, no Parque Urbano do Rio Diz, é mostrado o jardim Cravos de Abril. Trata-se de um desafio do município aos estabelecimentos de ensino do concelho. No parque vão estar uma série de flores de papel, elaboradas pelas escolas e jardins-de-infância. As comemorações encerram com um concerto de Rita Guerra, no TMG (21h30). Como também já tradição, a Associação Recreativa da Sequeira oferece uma feijoada para o almoço do dia 25 de abril.

Manteigas começa as celebrações da liberdade amanhã à noite com uma sessão de “Poemas de Abril” e a atuação da banda Bons Ventos. Já no dia 25 à noite será lançado o livro “Emoções- Dispo a alma, palavra a palavra” de Betty Blue. Durante estes dias estará patente no Ninho de Empresas uma Exposição de Textos e Ilustrações, “Olhos do Medo – Violência contra as mulheres”, de António Paulouro e João Lourenço.

Na Mêda, além do hastear da bandeira e da sessão solene durante a manhã, haverá uma homenagem aos ex-combatentes (11h30) e às 21 horas haverá fados de Coimbra com o grupo Canto D’Alma. A Biblioteca Municipal recebe a exposição “A Escola no Estado Novo”, uma réplica de uma sala de aula do antigo regime, juntamente com os materiais e recursos pedagógicos utilizados na época, trazendo à memória do público mais velho e informando o público mais jovem sobre as referências ideológicas que orientavam o sistema de ensino e em que condições a educação era aplicada.

Já o município de Pinhel também assinala a data com o hastear da bandeira e uma sessão solene, mas às 19 horas, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a final da Taça de Futsal da Associação de Futebol da Guarda entre o CDC do Pinheiro e o CFCP de Mêda. Às 21h30, o Cineteatro São Luís recebe o concerto a Nossa Guitarra, com Henrique Fraga e Marco Matos.

Em Trancoso as comemorações começam às 21h30 de amanhã com um concerto comemorativo que irá assinalar os primeiros momentos da celebração da Liberdade. O palco escolhido é o Convento de São Francisco – Teatro Municipal. No sábado, às 9h30, haverá o habitual hastear da bandeira nos Paços do Concelho a que se segue a II Corrida da Liberdade, uma tradição antiga da cidade, agora recuperada. Às 12h30 haverá uma largada de balões. Estas comemorações encerram com um café-concerto às 21h30 na sede da Associação Cultural e Recreativa de Trancoso com o grupo “3 Loucos e um são (que não veio) ”.

Em Seia acontece o espetáculo “Da comunidade para a comunidade”, às 21h30 de sábado na Casa Municipal da Cultura. Trata-se de um desafio lançado à comunidade, protagonizado por pessoas que de alguma forma têm ligação à música. Ainda neste âmbito, a autarquia promove junto da comunidade escolar, de 20 a 24 de abril, pequenos apontamentos inspirados nas músicas e autores daquela época. A atividade desenrola-se este ano nas escolas do Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho.

Em Gouveia terá hoje lugar um sarau cultural e literário “Felizmente há Liberdade!”.O Instituto de Gouveia – Escola Profissional vai apresentar hoje, pelas 21h30, no Teatro Cine, o sarau cultural e literário intitulado “Felizmente há Liberdade!”. Segundo a organização, o sarau será completamente dinamizado por alunos, com o apoio dos seus professores. O evento “consistirá um enorme exercício artístico (com teatro, dança, poesia, música, multimédia, entre outras surpresas) e cultural que abordará o papel da mulher na sociedade, através da alusão a três figuras/personagens literárias: Matilde, da obra ‘Felizmente há luar!’; Penélope, da obra ‘Odisseia’; e Madalena, de ‘Frei Luís de Sousa'”, refere a fonte. Como complemento ao sarau cultural e literário, haverá a participação especial do humorista e DJ Fernando Alvim.

O torneio de futsal “25 de Abril” regressa a Vila Nova de Foz Côa, a partir das 9h30 de sábado, no pavilhão gimnodesportivo municipal.


Conteúdo Recomendado