Festas do Concelho começam esta quinta-feira em Seia

De 15 a 18 de agosto, a Câmara Municipal de Seia promove mais uma edição das Festas do Concelho. The Gift, Jimmy P & Piruka, Carolina Deslandes e Resistência são alguns dos músicos que sobem ao palco da Praça do Município.

As festas do concelho em Seia iniciam esta quinta-feira, dia 15 de agosto, dia da Padroeira da Cidade, voltando a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção.

Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 9 horas, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. Ao final da manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que protagonizará um concerto durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. Às 18 horas, realiza-se uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, encerrando assim as festividades de cariz religioso.

A abertura das Festas do Concelho decorre na praça do Município, a partir das 18 horas, com a atuação do Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena e do Grupo de Cantares Casa Velha (de Santiago). Pelas 21 horas, a banda “The Undercovers” apresenta um concerto acústico no palco 2. Uma hora e meia depois sobem ao palco principal os “The Gift”. À meia-noite, a diversão continua ao som de clássicos de Hip Hop, R&B, Reggae, Ragga, DanceHall, House, com a dupla feminina “The Masters Sisters”.

No dia seguinte, 16 de agosto, do programa musical realça-se o concerto da banda egitaniense “100 Ensaios”, que apresenta grandes temas de rock nacional e internacional no palco 2. Às 22h30, a praça principal recebe Jimmy P & Piruka, seguindo-se os djs Los Bandidos, que garantem diversão pela noite dentro.

No sábado, a animação prossegue com o Grupo de Cantares Gerações de Carragozela, às 18 horas, e ao ritmo dos grupos de bombos participantes no IV Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”. Às 21 horas, o projeto musical “Músicas da Nossa Vida” apresenta alguns dos temas marcantes que participaram no Festival da Canção Portuguesa.

Nessa noite, Carolina Deslandes atua no palco principal pelas 22h30. A animação continua pela noite dentro, com os Djs Peter Sky & Gyl.

No último dia do certame, destaca-se o concerto dos Resistência, que sobem ao palco principal pelas 22h30. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

As Festas do Concelho de Seia apostam também na gastronomia, com as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, artesanato, animação de rua e vários espaços expositivos para empresas de diferentes ramos de atividade, numa mostra de serviços e produtos. Na edição deste ano das Festas do Concelho, estará patente nas Galerias da Casa Municipal da Cultura a exposição “Casa”. Trata-se de uma mostra que apresenta várias soluções de decoração de espaços de uma habitação, desde mobiliário e louças, a objetos de decoração e arranjos exteriores, protagonizada pelas empresas senenses: Floriestrela, HM Centro Optico, O Brasileiro, Matconstore, Movisei, Muito Menos, OCRAM Design’s, Ricardo Mota, Lda., Seiadecor e Utildecor.

As Festas do Concelho são organizadas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, e visa valorizar e estimular as potencialidades do território.


Conteúdo Recomendado