Feiras promovem queijo produzido na região da Serra da Estrela

http://www.revistazelo.com.br/

O queijo de ovelha produzido na região da Serra da Estrela vai ser promovido no fim de semana do Carnaval nos concelhos de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Manteigas, em certames organizados pelas câmaras municipais.

Os quatro municípios do distrito da Guarda aproveitam uma época do ano em que muitos turistas acorrem à região para divulgar um dos produtos mais emblemáticos e homenagear os pastores e as queijeiras.

Em Celorico da Beira, vila que possui o epíteto de “Capital do Queijo Serra da Estrela”, as atividades integradas na feira do queijo vão decorrer entre sexta-feira (13) e o dia 21.

O concelho tem mais de 60 produtores, reconhecendo o presidente da câmara, José Monteiro, tratar-se de um setor “que emprega muita gente, na ordem das 400 pessoas, o que equivale à presença de uma [empresa] multinacional”.

O programa do certame inclui a venda de queijo da Serra da Estrela, feito com leite de ovelha, certificado e não certificado, produtos regionais e artesanato, animação, espetáculos musicais e um desfile de carnaval, entre outras atividades.

No vizinho concelho de Gouveia, o queijo é divulgado durante a ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, a realizar entre sexta-feira (13) e o dia de Carnaval (17).

O certame, que inclui feira do queijo, artesanato, gastronomia, o evento “Carnaval na Serra” e animação, tem como objetivo “vender e expor marcas e produtos” da região e “oferecer aos gouveenses e turistas uma mais alargada oferta cultural, envolvendo-os nas ações promovidas pelo município”.

A autarquia de Seia vai realizar dias 14 e 15, um sábado e um domingo, mais uma edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, no edifício do Mercado Municipal e na zona envolvente.

Segundo a organização, para o evento anual foram convidados “todos os produtores de queijo e de produtos regionais de reconhecido valor”, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos, a lã e o mel.

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra e a Confraria do Cão Serra da Estrela farão, durante a feira, a recriação de uma quinta do pastor, é anunciado.

A câmara de Manteigas também promove entre os dias 14 e 17, no recinto do Mercado Municipal, a XXII Expo Estrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato, para divulgar as potencialidades locais, incluindo o queijo de ovelha tradicional, junto dos visitantes da Serra da Estrela.

O evento contará com expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços, associativismo, gastronomia, animação, um desfile de Carnaval e animação.

Para mais tarde ficam as feiras do queijo de Fornos de Algodres (14 e 15 de março) e de Aguiar da Beira (1 de março).

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os concelhos de Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã, entre outros.


Conteúdo Recomendado