Exposição de património vegetal em Fornos de Algodres

O Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres acolhe até ao dia 09 de janeiro uma exposição intitulada “Levantamento do Património Vegetal Cultivado nas Terras D’Além Mondego”.

A mostra divulga o resultado do trabalho de recolha do património vegetal “cultivado nas Terras D’Além Mondego”, realizado numa parceria entre a União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, no concelho de Fornos de Algodres, e a Associação Colher para Semear.

Todo o espólio de variedades de hortícolas, cereais e fruteiras, recolhido através de contactos com as populações, é agora apresentado numa exposição que estará patente no Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres , até ao dia 9 de janeiro. A mostra pode ser visitada todos os dias das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Deste levantamento sairá identificado um conjunto de variedades que, pela sua singularidade, a autarquia em conjunto com esta associação, assumirá a responsabilidade de manter e propagar, por forma a nos próximos anos poder disponibilizar às respectivas populações as variedades agora identificadas e desta forma promover o seu cultivo e a sua perpetuação.

Apesar do adágio popular defender a ideia que ” Mais vale tarde do que nunca…”, a autarquia tem a plena consciência que, nos últimos anos, muitas variedades se têm perdido, processo que é agora impossível inverter, mas cuja tendência poderá e deverá doravante ser corrigida.


Conteúdo Recomendado