Espanhol Eduard Prades vence etapa de estreia do 1º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

O espanhol Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, graças ao triunfo conseguido hoje na primeira etapa, que ligou Pinhel a Vilar Formoso, ao longo de 145 quilómetros.

A Caja Rural-Seguros RGA semeou desde o início da etapa, partindo o pelotão em dois grandes grupos ao quilómetro 22, e colheu os frutos sobre a linha de meta. Na fronteira entre Portugal e Espanha, foi um homem do país vizinho a impor-se, ao sprint, ao grupo restrito que cortou a meta mais adiantado.

Eduard Prades foi o mais veloz, seguido pelo italiano Luca Wackermann (ANSR Dubai) e pelo russo Sergei Shilov (Lokosphinx). Na geral são também estes os três melhores, com Prades a dispor de 2 segundos de vantagem sobre Wackermann e 6 segundos sobre Shilov.

“Foi a primeira vitória do ano e isso é sempre especial. A equipa trabalhou desde o princípio até ao fim. Vínhamos cinco corredores da equipa no grupo de 37 que saiu do pelotão e fomos nós que puxámos sempre. Estou feliz com o triunfo e espero que esta seja a primeira de muitas vitórias nesta época”, afirmou Eduard Prades.

A tirada que se esperava ser a mais simples da competição colocou em prática uma velha máxima do ciclismo: são os corredores que fazem as corridas difíceis ou fáceis. O vento forte e o espírito atacante, sobretudo das equipas Caja Rural-Seguros RGA e W52-FC Porto, tornaram a viagem muito rápida e exigente. A perseguição movida pela Efapel fez o resto: dizimando o pelotão que perseguiu os fugitivos durante grande parte da jornada.

No final, as formações mais ofensivas acabaram por ser recompensadas. A Caja Rural-Seguros RGA ganhou a etapa e conquistou a camisola amarela. A W52-FC Porto conseguiu as camisolas da montanha, através de Rui Vinhas, e das metas volantes, por intermédio de Raul Alarcón, espanhol que chegou a sonhar com o triunfo, sendo alcançado com a meta praticamente à vista, depois de uma tentativa em solitário. A Lokosphinx comanda por equipas e lidera a tabela da juventude, com Dmitri Strakhov.

A segunda etapa da competição corre-se neste sábado, ligando o Sabugal ao Fundão, num traçado de 198,6 quilómetros. A partida será dada às 11h30, junto ao Tribunal do Sabugal, esperando-se a chegada dos primeiros corredores à Avenida da Liberdade, no Fundão, para cerca das 16h13. Pelo caminho os ciclistas irão ultrapassar três metas volantes e outras tantas contagens de montanha de terceira categoria.

Classificações
1.º Etapa: Pinhel – Vilar Formoso, 145 km
1.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), 3h27m45s (Média: 41,877 km/h)
2.º Luca Wackermann (ANSR Dubai), mt
3.º Sergei Shilov (Lokosphinx), mt
4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), mt
5.º Marco Zamparella (Amore & Vita-Selle SMP), mt
6.º Alexander Vdovin (Lokosphinx), mt
7.º Karol Domagalski (One Pro Cycling), mt
8.º Diego Milán (Inteja-MMR), mt
9.º Edgar Pinto (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
10.º Joni Brandão (Efapel), mt

Geral Individual
1.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), 3h27m35s
2.º Luca Wackermann (ANSR Dubai), a 2s
3.º Sergei Shilov (Lokosphinx), a 6s
4.º Ángel Madrazo (Caja Rural-Seguros RGA), mt
5.º Marco Zamparella (Amore & Vita-Selle SMP), a 7s
6.º Joni Brandão (Efapel), a 8s
7.º Henrique Casimiro (Efapel), a 9s
8.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 10s
9.º Alexander Vdovin (Lokosphinx), mt
10.º Karol Domagalski (One Pro Cycling), mt


Conteúdo Recomendado