“Entre este fim de semana e segunda-feira sairá o concurso para a obra da Ponte de Corges [na zona da Covilhã], que é uma ponte particularmente relevante”, anunciou hoje, na Guarda, António Ramalho, presidente da EP/Refer, empresa que resultou da fusão da Estradas de Portugal (EP) e da Rede Ferroviária Nacional (Refer).
O responsável, que falava aos jornalistas à margem da inauguração das primeiras instalações conjuntas EP/Refer a nível nacional, na estação ferroviária da Guarda, indicou que o concurso para a ponte ferroviária está orçado em 2,5 milhões de euros.
António Ramalho lembrou que a obra de modernização da linha da Beira Baixa, no troço Guarda-Covilhã, tem um orçamento global previsto de 80 milhões de euros e faz parte “das prioridades A” do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI) do Governo para 2015-2019.
Em relação ao início das obras, António Ramalho disse que não antecipava datas, alegando que decorrerão “daquilo que será o resultado final do concurso” e do plano de trabalhos da obra.
“Quando tivermos todo o planeamento da obra” será anunciado, prometeu.
O presidente da EP/Refer reconheceu a importância da reabilitação e modernização do troço de linha que faz a ligação Guarda – Covilhã, porque “faz parte de uma parte fundamental da rede”.
Por outro lado, observou que, devido à intervenção que irá ser feita na linha da Beira Alta, a utilização da linha da Beira Baixa pode ser um benefício para “uma maior eficácia na linha que está sob intervenção”.
“Para nós, o planeamento conjugado da Beira Alta com a Beira Baixa faz todo o sentido e estamos a trabalhá-lo nesse sentido, tanto mais que cerca de 60% do movimento de mercadorias vem da zona baixa, vem do Entroncamento”, concluiu.
Sobre este assunto, o presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro, reagiu com satisfação e disse que a obra “vai ser feita”.
“Se é corrigido o erro de 2009 [quando a linha fechou] ou não, pouco importa, importa é o futuro: a ligação Guarda-Covilhã”, declarou, dizendo que o lançamento do concurso para a ponte “torna ainda mais irreversível, se é que já não era, essa magnífica obra, esse desejo”.
Na deslocação à Guarda, o presidente da EP/Refer anunciou ainda que a empresa tem previsto investir no sistema rodoviário da região, entre 2015 e 2019, a verba global de 10,5 milhões de euros em 18 intervenções.
Está ainda programada a obra de ligação do IP5 – Vilar Formoso – Fronteira, com um custo estimado de 12 milhões de euros.
No plano ferroviário, estão previstas intervenções no valor de 61,2 milhões para requalificação da linha da Beira Alta e está a ser estudada a construção de um novo corredor Aveiro – Vilar Formoso com um custo estimado de 900 milhões de euros.