Embaixador do Japão presente no "Despertar da Cereja" na Covilhã

O Despertar da Cereja é um evento que pretende celebrar a chegada da Primavera no maior cerejal contínuo de Portugal, localizado na Vila do Ferro, concelho da Covilhã.

A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia do Ferro promovem assim uma oportunidade para assistir a um espetáculo natural que alia a beleza ao melhor da música e da gastronomia, entre outras experiências sensoriais que marcarão certamente a memória de todos os que se associarem a este evento.

Workshops para descobrir tudo sobre a “Essência da Cereja” e sobre bonsais, provas de degustação e passeios comentados em que a cereja ocupa o papel principal, passando ainda pelos concertos de música clássica a cargo do Coro Misto da Beira Interior, conduzido pelo Maestro Luís Cipriano, e dos alunos da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã. Tudo isto e muito mais em pleno cerejal da Quinta das Rasas, no Ferro.

Tendo como mote o interesse cultural do povo japonês face às cerejeiras em flor e às potencialidades turísticas, gastronómicas e económicas associadas à cereja, o Município da Covilhã convidou o embaixador do Japão em Portugal a participar neste evento tão importante para o marketing territorial covilhanense. Esta aproximação da Covilhã ao Japão permite a abertura a outros mercados e futuras parcerias em variadas áreas.

Recordamos que Sakura é o nome dado pelos japoneses à flor de cerejeira. Símbolo do Japão, esta flor representa a natureza efémera da vida. Do fim de março ao começo de maio, o sakura floresce por todo o país.

Conta a lenda que a princesa Konohana Sakura Hime caiu dos céus, pousou numa cerejeira nas proximidades do Monte Fuji e transformou-se nesta bela flor. Acredita-se que o nome sakura, na verdade, deriva do nome da princesa Konohana Sakura Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”.

O programa oficial de “O Despertar da Cereja”, no dia 3 de abril de 2016, na Vila do Ferro, Covilhã, será o seguinte:

09h00 – Workshop de Bonsai
14h00 – Passeio comentado pelo cerejal
15h00 – Apresentação e Workshop da “Essência da Cereja”
16h00 – Coro Misto da Beira Interior
17h00 – Oficina Gastronómica
18h00 – EPABI


Conteúdo Recomendado