Governo investe 38 ME no IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

O Governo prevê investir 38 milhões de euros nos 19 quilómetros do Itinerário Complementar (IC6) entre Tábua e Oliveira do Hospital, iniciativa cujo projeto de execução será lançado até julho, foi hoje anunciado.

Em nota de imprensa, a Infraestruturas de Portugal diz que, “ponderados os dados de procura de tráfego, condicionalismos técnicos e disponibilidade financeira, foi decidido avançar numa primeira fase com o desenvolvimento do troço entre o Nó de Tábua e o Nó da Folhadosa numa extensão de cerca de 19 quilómetros, num investimento estimado em cerca de 38 milhões de euros”.

A informação disponibilizada pela Infraestruturas de Portugal (IP) recorda que na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada de requalificação da Estrada Nacional 17, realizada no dia 06 de janeiro, em Oliveira do Hospital, foi anunciado publicamente pelo Governo que a IP “iria dar continuidade ao IC6, promovendo o desenvolvimento do respetivo projeto de execução”.

“Tendo em consideração o avultado investimento que a construção integral do IC6 representaria, a IP avaliou a possibilidade de faseamento do empreendimento, permitindo uma solução financeira e tecnicamente sustentável”, lê-se na informação enviada à agência Lusa.

Esta análise “teve por base o estudo prévio do IC6/IC7/IC37, cujo faseamento previu, à data, a divisão do lanço final do IC6 em dois troços, um entre Tábua e Oliveira do Hospital (EN17/IC7 – Nó da Folhadosa), e o seguinte, a partir deste nó até à Covilhã”.

“O Estudo Prévio submetido a Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental obteve a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) em 2010, o que permitiu a publicação em Diário da República da reserva do corredor que servirá de base ao desenvolvimento do respetivo Projeto de Execução”, informa igualmente a Infraestruturas de Portugal.

Dada a discrepância temporal entre os estudos originais e a situação atual, a IP encontra-se presentemente a efetuar uma análise detalhada do traçado aprovado em fase de estudo prévio, avaliando a sua viabilidade face às condicionantes constantes da DIA, nomeadamente no que concerne ao surgimento de novas condicionantes na zona da plataforma e áreas envolventes. Este processo, visa permitir encontrar as melhores soluções técnicas para a execução do troço do IC6 entre o Nó da Folhadosa e a EN17.

“Não obstante o necessário desenvolvimento deste estudo, a Infraestruturas de Portugal já promoveu o desenvolvimento do processo administrativo para lançamento do concurso para o projeto de execução, o que permitirá a sua publicação em Diário da República no 2.º Trimestre de 2017”.

A 06 de janeiro, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que o Governo vai promover os estudos para prolongar o IC6, entre Tábua e Seia.




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