"G!O Romaria Cultural" decorre em Gouveia

A cidade de Gouveia recebe nos dias 29, 30 e 31 um evento cultural que decorre em vários espaços e que disponibiliza ao público 62 atividades gratuitas, foi hoje anunciado.

O evento “G!O Romaria Cultural”, que vai na terceira edição, é desenvolvido pela GO Romaria – Associação Cultural Gouveense, uma coletividade sem fins lucrativos que tem sede em Gouveia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda.

Segundo a organização, a iniciativa “irá contar com uma programação que mantém a diversidade na oferta cultural que esteve na génese das edições anteriores, contabilizando este ano 62 atividades culturais, sociais, desportivas e ambientais, totalmente gratuitas”.

As atividades irão decorrer em vários espaços do centro da cidade de Gouveia e a organização, em nota hoje enviada à agência Lusa, promete um fim de semana “inesquecível”.

“Queremos que todos possam desfrutar de Gouveia, dos jardins, das praças, do património, mas de uma forma diferente. Gouveia é linda durante todo o ano, é verdade, mas não é todos os dias que a olhamos como espaço cultural”, indica Joel Correia.

O mesmo elemento da organização da “G!O Romaria Cultural” refere que os promotores desejam que os habitantes e visitantes “tenham curiosidade e oportunidade de parar e apreciar, ouvir música ao vivo, contemplar pintura ou fotografia, sentar-se a ver um filme, dar um pé de dança num bailarico, conhecer melhor os habitats e o ambiente (…), divertir-se com os amigos e familiares em jogos mais ou menos tradicionais”.

Joel Correia refere que este ano foi elaborada uma programação que vai “do fado ao ‘stoner’, passando pelos géneros ‘indie’ e eletrónico, do desporto à poesia”, para “não deixar ninguém em casa”.

O programa inclui o 1.º concurso de ilustração Vergílio Ferreira, o 2.º “‘Instameet’ serrano – Vergílio Ferreira e as montanhas” e um Sarau de Literatura permanente, atividades que estão associadas às comemorações locais do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira.

Na música estão programados, entre outros, concertos de PZ, Black Bombaim, Birds Are Indie, It Was the Elf, Wipeout Beat, Basalto, Sociedade Musical Gouveense – Pedro Amaral Botto Machado, Bairro Ladino, Criatura Azul, The Old Crow’s Hat, Little Mess e Alma Mater – Fados de Coimbra.

O cartaz inclui ainda a recriação da romaria tradicional ao Monte Calvário, um encontro de concertinas, torneios de petanca e de futebol, cinema documental sobre a Serra da Estrela, uma Feira de Troca de Brinquedos, oficinas de jogos de tabuleiro, de jogos tradicionais e de dança, entre outras iniciativas.

Haverá também exposições de pintura, ilustração, gravura e fotografia e visitas ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Nos três dias do evento, a receção aos visitantes será na Praça de São Pedro, no centro de Gouveia, onde funcionará a feira de artesanato.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.


Conteúdo Recomendado