Seis concelhos do distrito da Guarda em risco "máximo" de incêndio

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso são os concelhos em risco.

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Lousã (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral, pequena descida da temperatura mínima no interior da região centro e pequena descida da máxima.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do Alentejo a partir da tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve até meio da tarde e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 16 e 36, na Guarda entre 19 e 32, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 37, em Portalegre entre 20 e 36, em Santarém entre 16 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.


Conteúdo Recomendado