Exposição reúne peças de arte sacra de todas as paróquias do concelho do Sabugal

O Museu do Sabugal inaugura na quinta-feira uma exposição de arte sacra composta por peças utilizadas na liturgia e nas demonstrações de devoção popular de todas as paróquias daquele concelho raiano.

A mostra, organizada pela Câmara Municipal do Sabugal e pela Diocese da Guarda, através do Departamento do Património Cultural, intitula-se “Grandes são as obras do Senhor – Município do Sabugal” e será inaugurada pelas 12:00 de quinta-feira, no museu local.

Segundo as entidades promotoras, a exposição temporária é constituída por peças de arte sacra representativas das 40 paróquias pertencentes ao concelho do Sabugal -Arciprestados do Sabugal e de Rochoso (concelho da Guarda) -, localizado junto da fronteira com Espanha.

“São peças utilizadas na liturgia e nas demonstrações de devoção popular das gentes do concelho, algumas das quais com séculos de existência e todas com elevado valor afetivo”, indicam.

Fonte da organização disse hoje à agência Lusa que vão estar em exposição 54 peças, sendo 20 esculturas (dos séculos XV a XX), 17 peças de ourivesaria (séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX), 16 peças de têxteis (século XIX) e um Missal Romano (século XVII).

“O alerta sobre a sua importância e necessidade de conservação é sem dúvida o primeiro objetivo desta mostra que, esperamos, seja um momento de reflexão sobre o destino deste património e a sua nem sempre fácil dupla função, de memória histórica que sem dúvida é, e de instrumento de fé, que continua a ser”, referiu.

Os promotores da mostra admitem que esta é “uma oportunidade única” para o público “usufruir deste património que revela traços de fé, da religiosidade e da própria identidade das comunidades locais”.

“Esta exposição constitui uma valorização da nossa cultura e da nossa história, que não seria possível sem a concretização do inventário exaustivo realizado pela Diocese da Guarda”, lê-se numa nota hoje enviada à Lusa.

A exposição pode ser visitada até ao dia 08 de janeiro de 2017, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, de terça-feira a domingo, das 09h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.

A iniciativa, com entrada livre, é realizada no âmbito das comemorações do Dia do Concelho do Sabugal, que na quinta-feira assinala os 720 anos da confirmação do foral de Dom Dinis.

O programa das comemorações inclui ainda, entre outros momentos, uma sessão solene (10 horas), a entrega de prémios da segunda edição do Concurso de Poesia “As Mãos no Mundo”, a apresentação do Balcão Único Móvel do Município do Sabugal (17 horas) e o espetáculo “Trovas e Provas a Dona Isabel”, pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (21 horas).


Conteúdo Recomendado