Coro Feminino da Covilhã em estreia na FCSH-UBI

O Coro Feminino da Covilhã apresenta-se pela primeira vez ao público hoje, 24 de fevereiro, pelas 19 horas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (hall da portaria principal).

Criado em maio de 2014 por iniciativa dos seus membros (cerca de 12 pessoas), o Coro Feminino da Covilhã integra elementos a partir dos 17 anos e com diferentes graus de formação. Apresenta-se, de acordo com o seu maestro, João José Lourenço, como “uma estrutura eclética, cuja composição se reflete no seu repertório que inclui música tradicional portuguesa e africana, música clássica profana e sacra e música pop”.

Sem apoios de qualquer espécie, o Coro Feminino tem ensaiado, desde a sua criação, nas instalações da FCSH-UBI. “Como iniciativa social da comunidade temo-la acarinhado e apoiado na cedência de um espaço onde possam ensaiar”, refere Pedro Guedes de Carvalho, presidente da Faculdade, salientando, também, que a atuação de hoje, é aberta ao público em geral e não apenas à comunidade académica.

O Coro Feminino da Covilhã é dirigido por João José Lourenço, licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi maestro adjunto do Orfeão da Covilhã, dirigiu o Coro da Universidade de Évora, o Coro da Academia de Música do Lumiar (Lisboa) e o Coro de Câmara da Covilhã. Em janeiro deste ano, João José Lourenço foi o maestro convidado para realizar, em Lisboa, o concerto inaugural do Projeto Experiment destinado a apresentar ao público novos maestros portugueses. Dirige, atualmente, além do Coro Feminino da Covilhã, o Coro do Centro de Ativ’idades da Câmara Municipal da Covilhã.


Conteúdo Recomendado