Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela presente em seis feiras da região

Queijo Serra da Estrela

A Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela vai participar em seis feiras, que regressam após dois anos de interregno devido à pandemia, para dinamizar ações de sensibilização sobre a importância da qualificação deste produto.

A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, com sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, adiantou, em comunicado enviado à agência Lusa, que vai estar presente nas feiras de Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.

A organização adiantou que “estará presente nos seis principais certames com o intuito de dinamizar ações de sensibilização sobre a importância da qualificação deste produto identitário do território das Beiras e Serra da Estrela”.

A partir de domingo e até abril, “o Queijo Serra da Estrela DOP [Denominação de Origem Protegida] é rei e os artífices do queijo os porta-vozes por excelência”, referiu.

“E, num contexto particularmente desafiante para o setor da produção de queijo e de toda a sua cadeia de valor, a Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (Estrelacoop) assume uma presença proativa e dinâmica nas seis emblemáticas feiras do queijo, vitais para a dinamização das economias locais e perpetuação deste alimento de memória e ancestralidade”, lê-se.

De acordo com a fonte, o primeiro certame – a Feira do Pastor e do Queijo -, realiza-se no domingo, em Penalva do Castelo, seguindo-se a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, dias 12 e 13, que é tida como “a maior feira do queijo em Portugal” e “uma das imagens de marca” do concelho.

“A conhecida Capital do Queijo Serra da Estrela, Celorico da Beira, realiza o seu 43.º certame entre 18 e 20 de março, terra conhecida pelos seus pastos férteis onde pastoreiam os maiores rebanhos de ovelhas das raças Serra da Estrela e Churra Mondegueira”, acrescentou.

A última Feira do Queijo Serra da Estrela de março acontece nos dias 25, 26 e 27 em Fornos de Algodres, “um certame dedicado à promoção da sétima maravilha gastronómica nacional, à genuína identidade e autenticidade, aos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP”.

“Em abril será a vez de Gouveia abrir as portas à Exposerra 2022, entre os dias 02 e 03; já entre 23 e 25 de abril, Seia acolhe a Feira do Queijo Serra da Estrela, três dias dedicados a saborear os produtos regionais, onde o queijo assume maior protagonismo”, rematou a Estrelacoop.

Joaquim Lê de Matos, presidente da Estrelacoop, citado no comunicado, referiu que “é a primeira vez que a Estrelacoop assume uma presença ativa nestes certames de divulgação de Queijo Serra da Estrela DOP, certificado”.

“Sabemos que vai ser um enorme desafio. Este regresso às feiras em formato presencial é vital pela proximidade com o público, aos produtores, as entidades públicas presentes, aos municípios. A Estrelacoop está determinada em ser uma força ativa nestas feiras e queremos ouvir os nossos produtores, associados e não associados”, acrescentou.

A Estrelacoop é o agrupamento gestor da DOP do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.


Conteúdo Recomendado