Concerto de Carminho em Vila Nova de Foz Côa

A fadista sobe ao palco da EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, pelas 22h15, no âmbito do 7º Festival do Vinho do Douro Superior. A entrada é livre.

Carminho, que nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado, é hoje uma voz aclamada, dentro e fora de Portugal, com três álbuns multiplatinados – “Fado”, “Alma” e “Canto” – que são referências incontornáveis da música do mundo.

O percurso que Carminho tem feito com os seus discos e com os seus concertos dá-lhe um estatuto invejável a nível internacional. Com sucessos de vendas em Espanha, na Escandinávia ou no Brasil, com digressões de êxito pelas principais e mais prestigiadas salas da Europa e do Mundo, em países como Finlândia, Suécia, Peru, Chile, Argentina, Colombia, China, India, Letónia, EUA, Alemanha, Reino Unido, Coreia do Sul, Polónia, França, Áustria, Dinamarca, entre tantos outros, atua também no Brasil, com concertos esgotados no Rio de Janeiro, São Paulo e um pouco por todo o país.  

7º Festival do Vinho do Douro Superior

Com o propósito de enaltecer a sub-região do Douro Superior no mapa vitivinícola do país, a cidade de Vila Nova de Foz Côa encontra-se a promover a 7.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS), que volta a ter como palco principal o EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa em parceria com a publicação ‘Vinho Grandes Escolhas’.

“Enquanto espaço privilegiado de vinhedos sem fim à vista e produção de vinhos brancos, tintos e generosos de qualidade e com características diferenciadoras, o Douro Superior é objeto central da feira de três dias de entrada livre. Dirigido a consumidores e visitantes, este certame é também “montra” de outros produtos alimentares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor”, refere a organização.

Como já é hábito, o programa integra o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estejam presentes na feira, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto. A avaliação é feita “às cegas” por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores.

Para brindar à singularidade desta sub-região do Douro Vinhateiro, o programa oficial do ‘FVDS 2018’ integra o colóquio “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”. Este momento é destinado a lavradores, produtores, técnicos, entre outros interessados, dispondo de um painel de oradores de prestígio que irá debater o potencial de uma sub-região a dar que falar.

Os jornalistas e críticos Fernando Melo (Evasões e Vinho Grandes Escolhas), Luís Lopes (Vinho Grandes Escolhas) e João Paulo Martins (Expresso e Vinho Grandes Escolhas) voltam a marcar presença para conduzir e comentar as provas de vinhos brancos, tintos e do Porto, respectivamente. A prova de azeites está nas mãos do especialista Francisco Pavão, diretor da Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD). Ambas as ações são dirigidas a consumidores e público interessado.

Além do vinho e dos sabores regionais, a animação musical está garantida para esta edição. A noite de hoje vai ter como artista convidada a fadista Carminho.

PROGRAMA

26 MAIO 2018 . SÁBADO

09h00 / 13h00 – Concurso de Vinhos do Douro Superior – Prova

09h00 / 13h00 – Colóquio: “O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro”
Projetos que alavancados no passado de um território, mostram hoje uma face do grande vale vinhateiro que há duas décadas apenas se pressentia.
O Douro Superior, terras de Todas as oportunidades.
Como a vinha está a ditar o futuro da região em termos de demografia, turismo e infraestruturas
Orientador e Moderador: Fernando Melo, Jornalista e crítico da VINHO – Grandes Escolhas

14h00 – Abertura da Feira

16h00/17H30 – Prova Comentada: “Vinho do Porto”, por João Paulo Martins, jornalista e crítico da Vinho Grandes Escolhas

22h00 – Encerramento da Feira

22h15 – Concerto ao Vivo

27 MAIO 2018 . DOMINGO

14h00 – Abertura da Feira

14h30/15h30 – Prova Comentada de Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes, por Francisco Pavão, Director da AOTAD (Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro)

16h00/17h30 – Prova Comentada: “Grandes tintos do Douro Superior”, por Luis Lopes, da VINHO-Grandes Escolhas.

17h30 – Anúncio dos resultados do 7º Concurso de Vinhos do Douro Superior

20h00 – Encerramento da Feira

************************************

PROVAS COMENTADAS & COLÓQUIO (Inscrições Abertas)

Com a presença do convidado especial Dirceu Vianna Jnr., Master of Wine.

Sábado – 26 de Maio
09h00 / 13h00: Colóquio “O Douro e a história: Vale com passado, Vinha com futuro” – Moderador: Fernando Melo, jornalista e critico da Vinho Grandes Escolhas
16h00/ 17h30: Prova Comentada “Vinho do Porto” por João Paulo Martins, jornalista e crítico da Vinho Grandes Escolhas
19h00/ 20h30: Prova Comentada de Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes por Francisco Pavão, Director da AOTAD – Ass. dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro

Domingo – 27 de Maio
16h00/ 17H30: Prova Comentada “Grandes tintos do Douro Superior” por Luís Lopes, Director da Vinho Grandes Escolhas

Inscreva-se já através do e-mail: inscricoes@grandesescolhas.com


Conteúdo Recomendado