Começa hoje o Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela

A prova arranca hoje, às 11h15, com uma ligação de 199 quilómetros, entre Penamacor e Celorico da Beira.

O pelotão nacional vai subir, pela primeira vez esta temporada, à Torre, com a segunda edição do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela. Esta prova corre-se de 2 a 4 de junho fazendo parte, pelo segundo ano consecutivo, do calendário da União Ciclista Internacional.
A prova arranca hoje, às 11h15, com uma ligação de 199 quilómetros, entre Penamacor e Celorico da Beira, que apesar de ter três subidas pontuáveis, se espera a menos favorável aos trepadores, podendo mesmo proporcionar uma oportunidade para os velocistas que compõem as 17 equipas participantes. E termina às 16h10, em Celorico da Beira.
A competição vai levar o pelotão a completar 554 quilómetros, num traçado sinuoso que inclui dez prémios de montanha.
A primeira etapa é a mais acessível, não sendo de estranhar que os 199 quilómetros que vão ligar Penamacor a Celorico da Beira terminem com uma chegada ao sprint, apesar de o itinerário conter três subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores, todas de terceira categoria.
A segunda viagem é ligeiramente mais curta, levando a caravana de Fornos de Algodres até Trancoso, através de um traçado de 192 quilómetros, durante o qual os ciclistas terão de subir duas montanhas de terceira categoria e uma de segunda.
O Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela encerra com a etapa-rainha, uma ligação de 163 quilómetros, entre Belmonte e Manteigas, que sobe ao alto da Torre, a partir de Seia. A passagem no ponto mais alto de Portugal Continental acontece a 25 quilómetros da chegada.
A prova contará com 17 equipas, oriundas de oito países. Portugal é o país mais representado, através da Equipa Portugal e das seis equipas continentais, Efapel, LA Alumínios-Metalusa BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto. De Espanha chegam a continental profissional Caja Rural-Seguros RGA e as continentais Burgos BH e Euskadi Basque Country-Murias. O Kuwait vai fazer-se representar pelas formações Kuwait-Cartcuho.es e Massi-Kuwait Cycling Project. Somam-se as equipas continentais Bike Aid (Alemanha), Equipo Bolivia (Bolívia), JLT Condor (Grã-Bretanha), Lokosphinx (Rússia) e Team Sapura Cycling (Malásia).
 
 
1.ª ETAPA – 2 DE JUNHO DE 2017
PENAMACOR – CELORICO DA BEIRA
   
MunicípioLocal de passagemHora (h)
   
PenamacorPENAMACOR (CM) – PARTIDA11:15
PenamacorAldeia do Bispo11:17
PenamacorÁguas11:20
PenamacorPedrógão (N233)11:30
   
   
FundãoOrca11:57
FundãoPóvoa da Atalaia (M560)12:10
FundãoCastelo Novo12:20
FundãoAlpedrinha12:30
FundãoAlcaide (N345-4)12:40
FundãoFUNDÃO (Av. Da Liberdade)12:45
   
   
CovilhãTortosendo (N230)13:15
CovilhãCOVILHÃ (CM)13:25
CovilhãRotunda do Rato 
CovilhãPelourinho 
CovilhãBombeiros 
CovilhãAv. Frei Heitor Pinto 
CovilhãRua Conde da Covilhã 
CovilhãAv. 25 de Abril 
CovilhãAlameda Europa 
CovilhãCanhoso (TCT)13:35
CovilhãTeixoso (TCT)13:40
   
   
BelmonteCaria (N18-3)13:55
   
   
SabugalSortelha14:15
SabugalSABUGAL14:35
SabugalN233 
SabugalPonte 
SabugalAv. Ismael Mota 
SabugalAv. Bombeiros Voluntários 
SabugalAv. Infante D. Henrique 
SabugalN233 
   
   
GuardaPêga (N233)14:55
GuardaAdão (N233)15:00
GuardaGUARDA15:25
GuardaParque Industrial 
GuardaVICEG 
GuardaAv. Cidade de Salamanca 
GuardaAv. Cidade de Watterbury 
GuardaAv. Cidade de Bejar 
GuardaAv. Cidade de Safed 
GuardaAv. Monsenhor Mendes do Carmo 
GuardaRua 31 de janeiro 
GuardaSé da Guarda 
GuardaJardim Municipal José de Lemos 
GuardaAv. Rainha D. Amélia 
GuardaRotunda do G 
GuardaCubo (N16)15:35
GuardaPrado (N16)15:40
   
   
Celorico da BeiraLageosa do Mondego (N16)16:00
Celorico da BeiraRatoeira16:05
Celorico da BeiraCELORICO DA BEIRA16:10
Celorico da BeiraRotunda da Nora 
Celorico da BeiraAv. da Corredoura 
Celorico da BeiraLargo da Corredoura – CHEGADA16:10
 

Conteúdo Recomendado