Clube Escape Livre promove o evento Classic Cars Tour e homenageia João Queiroz

O Classic Cars Tour vai-se realizar nos dias 3 a 5 de junho combinando a vertente desportiva e turística. O evento organizado pelo Clube Escape Livre percorrerá as estradas dos concelhos de Guarda, Trancoso, Mêda, Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

Segundo a organização, “a presença de automóveis únicos acompanhados de verdadeiros apaixonados pelos veículos clássicos, tem vindo a tornar o Classic Cars Tour como um dos eventos de referência para os Clássicos”.

O Classic Cars Tour tem a particularidade, muito apreciada pelos participantes, de juntar no mesmo evento a componente desportiva e o passeio turístico. No primeiro momento, a prova de Regularidade Histórica coloca à prova pilotos, navegadores e máquinas num percurso exigente e diversificado. No segundo momento, há muitos locais para visitar e gastronomia para degustar.

A Regularidade Histórica, espraiando-se pelos concelhos da Guarda e Trancoso, Mêda e Foz de Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, assegura as condições geográficas para que nada seja simples ou fácil no Classic Cars Tour.

“A grande novidade da Regularidade Histórica no Classic Cars Tour reside na atribuição do Troféu João Queiroz. Nome incontornável dos clássicos, João Queiroz deixou-nos uma enorme saudade pois era um bom amigo do Clube e natural da Guarda. Por esta razão, o Clube Escape Livre decidiu criar o Troféu João Queiroz, homenageando o homem e o piloto, e premiando ao longo dos próximos quatro anos, de uma forma diferente e única, os participantes, conforme regulamento especifico a divulgar”.

Já na vertente turística a novidade é que a partir deste ano o Escape Livre vai trazer ao Classic Cars Tour marcas que fazem parte do património automovel mundial. Este ano a marca convidada é a Aston Martin que, entre outros, trará à Guarda o espetacular Aston Martin V12 Speedster.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre “O Classic Cars Tour é, cada vez mais, um evento de referência para os carros clássicos, pois a união da vertente desportiva à componente de lazer torna esta iniciativa única, já integrada na Taça ACP. Para lá das excelentes paisagens e da gastronomia, há uma prova de regularidade dura e desafiadora que o Pedro Barbosa da Gama tão bem soube preparar. Mas o ex-libris desta edição 2022 do Classic Cars Tour é a primeira edição do Troféu João Queiróz. Honramos, assim, a memória de um amante dos clássicos, de um amigo e um natural da nossa cidade que partiu cedo demais.”

As inscrições da Regularidade Histórica abrem na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, e tal como o regulamento estão disponíveis no site da FPAK. As inscrições para o passeio turístico estão disponíveis em www.escapelivre.com.


Conteúdo Recomendado